Colégio + Cursinho = Como faz?

...Entrar na nova rotina leva um tempo, mas não desista, vale a pena insistir para mais tarde ver seu nome na lista de aprovados

fonte: Guiame, Marcella Menezes

Atualizado: Quinta-feira, 19 Março de 2015 as 3:08

Para juntar colégio e cursinho é preciso disciplina _ imagem ilustrativa
Para juntar colégio e cursinho é preciso disciplina _ imagem ilustrativa

Agora é oficial. Você está no ano do vestibular e talvez nem saiba qual curso vai preencher na inscrição, mas uma coisa é certa: sua rotina virou de cabeça para baixo.

Como conciliar o fim do ensino médio, notas e trabalhos com todo conteúdo que o vestibular exige? Não é fácil, mas, possível! Desde que o aluno tenha em mente que este ano não é como os outros e por isso será necessário abrir mão de algumas horas a mais de sono, saídas no final de semana, maratonas de séries, etc.

Conversei com a Letícia e a Fernanda Devide, irmãs gêmeas que estão fazendo o colégio de manhã e o cursinho à noite. Perguntei a elas qual o maior desafio deste ano. Para a Letícia “o maior desafio foi se acostumar com os horários da nova rotina de estudos e conseguir administrar bem o tempo para todos os afazeres”. Já para a Fernanda, o que está pesando é o cansaço da rotina “Chegar sexta feira, cansada da semana inteira, dá uma vontade de largar tudo... mas aí eu penso que tenho que estudar porque lá na frente vai valer a pena”.

As duas concordam que deixar de sair no final de semana é muito difícil. Realmente é, mas tem uma coisa que você não pode deixar acontecer: acumular matéria, porque em pouco tempo vira uma bola de neve e você acaba deixando o conteúdo de lado. Os finais de semana estão aí pra evitar que isso aconteça. Ao mesmo tempo, descansar a mente é importante para ter rendimento, por isso, escolha um dia da semana para ser light, com um passeio, almoço em família ou cinema. Só evite dormir tarde para não atrapalhar o dia seguinte.

É possível superar as dificuldades de colégio + cursinho com rotina e disciplina. Ok, pode ser que disciplina não faça parte da sua vida, mas para conquistar uma vaga na Universidade, faz toda a diferença levantar sabendo o que vai fazer em cada período do dia, e cumprir. Portanto, esquematize seus estudos numa agenda, não se esqueça de conversar com a família porque ninguém consegue se concentrar com a televisão no último volume ou com sua avó pedindo ajuda para usar o Facebook. Entrar na nova rotina leva um tempo, mas não desista, vale a pena insistir para mais tarde ver seu nome na lista de aprovados.

 

.

veja também