Como posso me enturmar com novos amigos?

Dicas para se estabelecer uma nova escola, grupo juvenil, ou em qualquer outro lugar!

fonte: Guiame, com informações de Fervr.net

Atualizado: Segunda-feira, 25 Janeiro de 2016 as 2:04

Esteja preparado pra eles saírem de perto, às vezes. (Foto: Reprodução)
Esteja preparado pra eles saírem de perto, às vezes. (Foto: Reprodução)

Se você já esteve em uma nova escola, igreja, trabalho ou em qualquer lugar novo, você sabe o quão difícil pode ser se enturmar. Quando todos são novos, geralmente é mais fácil, mas onde as pessoas já tem uma história juntos, você é o único que terá de adaptar-se a eles.

Como fazer isso? Não há solução mágica. As respostas são somente o tempo, iniciativa e humildade.

O exemplo de Suzana

Depois de anos na África como filho de missionários, Suzana se mudou de volta para seu país de origem e ficou um pouco tensa.

Ela escreveu: "Muito rapidamente eu aprendi que, se quero conhecer pessoas, fazer novos amigos, eu tinha que iniciar a conversa e falar sobre coisas que os interessassem. Na verdade, acabou por não ser tão ruim... Eu me envolvi em pequenos grupos na escola. Entrei para a equipe de natação e do coral, e passei um tempo em ambos os grupos para conhecer os jovens que eu tinha coisas em comum. Eu lanchava com essas pessoas, me sentava na sala de aula e no ônibus com eles ".

Suzana teve que trabalhar duro para ter experiências comuns com os outros. Ela tinha que chegar lá e passar tempo com as pessoas. Ela tomou a iniciativa de chegar-se aos grupos e participar. E ela teve que ser persistente. As ligações não foram formadas na primeira semana ou mesmo o primeiro mês.

Kelly demorou um longo tempo para se enturmar

Adaptar-se bem depende de você fazer a sua parte e ser amigável com as pessoas ao seu redor. Às vezes, isso funciona muito bem. Mas em outras vezes, simplesmente não vai acontecer, porque os outros podem não estar abertos a novas pessoas. Quando Kelly se juntou a uma nova igreja e procurou um grupo de estudo da Bíblia, ela foi colocada em um grupo com pessoas que tinham sido amigos por pelo menos 10 anos. Eles eram educados, mas não estavam interessados ​​em aproximação. Depois de persistir por muito tempo, Kelly encontrou um novo grupo que combinava melhor com ela.


As respostas são somente o tempo, iniciativa e humildade. (Foto: Reprodução)

Dicas para um novato

Se você vai precisar se enturmar em um novo lugar esse ano e encontrar novos amigos, então essas dicas podem ajudar:

1. Aceite que você terá sentimentos desconfortáveis ​mas sente-se com eles. Esteja preparado pra eles saírem de perto, às vezes.

2. Assuma riscos e seja corajoso.

3. Aceite convites para festas, estudos, ou lanches.

4. Vá aos passeios, viagens, cinema, ou qualquer coisa que pessoas que acabou de conhecer marquem.

5. Vá para grupo de jovens toda semana durante três meses antes de decidir se desiste ou fica.

6. Ore para que Deus te una com as amizades ideais.

7. Tente ser o mais simpático possível.

Para um incentivo extra, leia 2 Timóteo 1: 7 e 2 Timóteo 4:12. Timóteo era aparentemente um cara tímido que se sentia muito jovem para as pessoas ao seu redor. Como é que estes versículos podem ter ajudado ele? Eles podem ajudar você quando se sentir um novato sozinho.

veja também