Eu prometo...

Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque [Deus] não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Eclesiastes 5.4

Fonte: Não Morda a MaçãAtualizado: quarta-feira, 19 de novembro de 2014 às 16:32
politico
politico

politicoPessoal, graça e paz! O fim de ano chegou. Logo avaliaremos tudo que prometemos fazer em 2014, seja isto uma meta de perda de peso, uma viagem, uma faculdade ou um relacionamento. Já se tornou até um hábito pensar nas promessas de ano novo. Mas antes de 2015 chegar, quero que você reflita comigo sobre tudo que foi colocado diante de Deus este ano. Será que conseguimos cumprir com as coisas que falamos para o Senhor?

O Pregador escreveu o seguinte sobre promessas feitas a Deus:

Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque [Deus] não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Eclesiastes 5.4

Lendo esse versículo, sempre trago à memória dois homens que tiveram pressa em prometer coisas para Deus, mas que se arrependeram por não poderem ser fiéis aos seus votos.

O primeiro é Jefté. Você pode acompanhar a história dele nos capítulos 11 e 12 de Juízes. Na época que viveu, Israel passou maus bocados nas mãos de povos inimigos. Jefté, enquanto líder do povo hebreu, enfrentou batalhas difíceis. Numa delas, resolveu fazer uma promessa a Deus: caso vencesse a guerra contra os amonitas, iria oferecer em sacrifício a primeira coisa que saísse ao encontro dele quando retornasse para casa (Juízes 11.30-31).

Pois é. Ele venceu. Só não esperava que a filha única dele o recepciona-se no retorno da guerra… Imagine o arrependimento que Jefté teve em prometer aquele sacrifício para Deus. Mas já que tinha falado, deveria cumprir. Por mais doloroso que fosse.

O outro exemplo de promessa mal feita é o de Pedro. Na véspera da morte de Jesus, ele prometeu ao Senhor que nunca O abandonaria, ainda que os demais se atrevessem a isso. Cristo o avisou que ele seria negado por Pedro três vezes. Pavio curto como era, o discípulo retrucou que até morreria com Jesus se fosse necessário (Mateus 26.33-35).

Após o Senhor ter sido preso, nosso amigo Pedrão negou conhecê-Lo para duas criadas de Caifás e também para as demais pessoas que aguardavam o fim do julgamento. Em seguida, o galo cantou. A ficha de Pedro caiu. Ele fez uma promessa que não conseguiria cumprir. O choro de arrependimento tomou conta daquele lugar. Entendeu por que uma pessoa que faz um voto a Deus e não cumpre é tola?

Durante a última campanha eleitoral, tivemos oportunidade de ver muitas propostas serem trazidas ao público. Dificilmente a maioria delas será colocada em prática pelos candidatos eleitos. Isso não quer dizer que temos álibi para copiar esse modelo e também prometer o que não podemos cumprir. Muito ao contrário. Deus mostra através disso que nós, enquanto povo dEle, devemos ser diferentes do que o mundo ensina. Uma geração que é peregrina nessa terra (1 Pedro 2.11-12).


- Diego Cesar

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições