Honra teu pai e tua mãe: o que isso significa?

A honra não é tão fácil assim de descartar, você não vai simplesmente acordar um dia e não precisar nunca mais fazer nada por eles.

Fonte: Guiame, com informações de 412TEENS.ORGAtualizado: sexta-feira, 29 de janeiro de 2016 às 15:37
Haverá momentos em que seu pai ou responsável vai irritá-lo, mas lembre-se que eles têm muita experiência que você não tem. (Foto: Reprodução)
Haverá momentos em que seu pai ou responsável vai irritá-lo, mas lembre-se que eles têm muita experiência que você não tem. (Foto: Reprodução)

Êxodo 20:12 diz que devemos honrar nossos pais. Ele continua a dizer que se nós os honrarmos, vamos viver por muito tempo sobre a Terra. Essa promessa deve nos dizer como os pais (ou responsáveis ​​legais) realmente são importantes. Caso contrário, por que Deus daria uma promessa tão importante para um mandamento? Mas isso não é tudo o que é dito para fazer, nós também somos ordenados a obedecer a nossos pais (Efésios 6: 1-3), e isso é um pouco diferente de honrá-los.

Honrar é quando você tem uma atitude de estima por alguém. Se você estudar as três línguas bíblicas (grego, hebraico e aramaico), você encontrará que ambas tem um sentido básico de honra: o respeito. Demonstrar honra por um dos seus pais é considerar seriamente seus conselhos, imitar os seus pontos fortes, e os tratar com respeito. Obedecer está mais para "seguir suas ordens" e fazer o que pedem. Entende como são coisas diferentes?

 Praticar a honrar e a obediência aos pais desde crianças, nos ajuda a aprender a honrar e obedecer a Deus à medida que crescemos até a idade adulta (Salmo 103: 17-18). Jesus diz em João 14:15, "Se você me ama, você vai obedecer os meus mandamentos." Pais tementes a Deus vão ensinar seus filhos a honrar e obedecer ao seu Criador também.


E se eu não quero honrá-los e obedecê-los?

Houve momentos em minha vida que eu achei que meus pais não mereciam a minha honra ou obediência. Uma coisa ruim sobre a adolescência é que um monte de vezes você fica olhando só para as falhas de seus pais. Não, eles não são pessoas perfeitas, e metade do tempo eles não parecem mesmo entender a nossa geração, mas isso não os faz menos inteligentes ou sábios.


Tente pegar as coisas “fora de moda” que eles fazem e discernir o que eles estão realmente tentando te ensinar.  (Foto: Reprodução)

Só porque seus pais cometem erros e nem sempre entendem tudo sobre você ou sobre o que você está fazendo, não significa que eles não tenham conhecimento útil para ajudá-lo na vida. Afinal, eles tem alguns anos de experiência de vida a mais que um adolescente. Mesmo que seus pais não são cristãos ou se eles não são bons, moralmente, por algum motivo, eles ainda podem saber muito sobre a vida.

Existe algum momento onde eu não preciso obedecer meus pais?

A resposta é sim, Atos 5:29 diz que devemos obedecer mais a Deus do que aos homens. Se os seus pais pedirem algo que vai contra a lei de Deus, então, não só você está autorizado a dizer que não, mas Deus quer que você diga não, com amor.

Todas as crianças e adolescentes precisam honrar e obedecer seus pais. Mas uma vez que uma criança se torna um adulto por idade e está saindo de casa, para fora do cuidado dos pais, eles já não são obrigados a obedecer, mas eles ainda devem honrar seus pais. A honra não é tão fácil assim de descartar, você não vai simplesmente acordar um dia e não precisar nunca mais fazer nada por eles.

Outra coisa importante é que se algum dos seus pais te machuca, obter ajuda e escapar do ambiente abusivo não é desonra. Mostre seu respeito no ato de perdoá-los, ouvindo seus bons conselhos, e tentando ver seus pontos fortes. Mas de maneira nenhuma isso significa que se você está sendo prejudicado você precisa deixá-los continuar.

Haverá momentos em que seu pai ou responsável vai irritá-lo, mas lembre-se que eles têm muita experiência que você não tem. Tente pegar as coisas “fora de moda” que eles fazem e discernir o que eles estão realmente tentando te ensinar. Provérbios 1: 8 diz: "Ouça, meu filho, a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de sua mãe."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições