Mude a pergunta e encontre a resposta

Mude a pergunta e encontre a resposta

Atualizado: Terça-feira, 25 Março de 2014 as 8:39

dúvidaNessa fase de turbulências sentimentais, passamos por crises de existência frequentemente. Quem eu sou? Pra que eu sirvo? Por que estou aqui? Onde vou parar? São perguntas normais de se fazer nessa idade. Precisamos mesmo nos conhecer e descobrir para onde querermos ir para podermos lutar por isso. Mas se torna um problema quando estas perguntas são feitas á parede, ao travesseiro e não para Deus. Se tornam crises que podem te levar a lugares bem longe da paz que excede o entendimento. Precisamos passar por esses momentos buscando o Deus do secreto.
 
Um dos detalhes que se tornam icebergs de insegurança no nosso coração é a opinião dos outros sobre quem somos. Ou melhor, a opinião de pessoas que amamos e admiramos muito. Um comentário sobre nossa falta de talento, uma crítica ao nosso comportamento ou até a falta de demonstração de interesse ou incentivo nos marcam. Trazer isso para o mais fundo da alma pode afogar um chamado.
 
Nesses momentos, a única solução é se voltar para o Pai. Homem nenhum conhece quem você foi, quem você é hoje e quem você vai ser no futuro. Só Deus. E, por mais que Deus use as pessoas que estão ao nosso redor para falar conosco, opinião alheia não é critério para verdade. Nem sua própria opinião sobre si pode determinar o que é real para Deus. Por isso a necessidade de se colocar diante de Jesus e descobrir quem você é nEle. A cruz é o único lugar confiável para procurar por respostas.
 
E quando você descobrir que não é tudo aquilo que gostaria de ser, mude a pergunta. Ao invés de perguntar quem você é, pergunte no que Deus vai te tornar. Ao invés de perguntar se você serve pra algo, peça talentos. Ao invés de perguntar qual é o teu ministério, entregue pra Deus qual é a tua vontade em relação a isso e se preocupe em fazer a vontade dele um dia de cada vez.  Deus pode te levar a um lugar muito além de tudo aquilo de melhor que você sonhou e se acha incapaz de alcançar.
 
“Disse mais o Senhor a Moisés: Vê, eu chamei por nome a Bezalel, filho de Ur, filho de Hur, da tribo de Judá e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento de todo o artifício, para inventar obras artísticas e trabalhar em ouro, em prata e em bronze, e em lavramento de pedras para engastar e em entalhadura de madeira; enfim trabalhar em todo tipo de obra artesanal.” Êxodo 31.1-5 (grifo meu)
 
Reparou que não diz que Bezalel tinha talento? Deus quem lhe deu tanto a habilidade e o talento para servir ao Senhor quanto a sabedoria para fazê-lo. Não foi homem nenhum que levantou Bezalel. Moisés nunca teria como enxergá-lo, a multidão era muito grande. Foi diante de Deus que ele se destacou. Não pela sua personalidade, não pelas suas habilidades, não porque alguém o indicou. Foi pelo seu caráter e a sua vontade de ser usado.
 
Se nós tentamos nos autopromover e com os nossos braços conquistar algo, vamos cair. Mas se nos humilharmos diante de Deus e simplesmente nos colocarmos à disposição, com a pura vontade de servir, Ele nos chamará pelo nome e nos levantará do meio da multidão. O melhor lugar pra ser grande é diante de Deus, no canto mais escondido de nossa casa.
 
Talvez você só tenha a vontade e o grito dentro do peito de fazer algo de excelência pra Deus. Sonha em ser ministro de louvor, um missionário, um ator, um dançarino, um escritor e crê que não é hábil pra isso. Seja o que for, Deus é quem faz tudo acontecer. É a Ele que você precisa agradar e ninguém mais. Sei que dá medo. Parece que tudo te pressiona para “ser alguém”. Sentimos que precisamos de uma identificação, um algo a mais. Mas Jesus nos ensina que ele não olha para coisas insignificantes como essas, e sim para o coração.
 
Então no meio das dúvidas, quando você não tiver onde se apoiar, busque em Deus quem você deve ser e o que deve fazer. Esses são os melhores momentos, estamos mais maleáveis ao oleiro. Deixe-o formar o teu caráter. Desenvolvimento de caráter é a única coisa que Deus espera de você. O resto, Deus é quem vai te dar aos poucos. Quando você está em Deus, tudo simplesmente vai acontecendo, no seu tempo. Vai passar e você vai descobrir para o que nasceu.
 
 
• Laura D. Lanzarin
 

veja também