Não coloque Deus numa caixa de fósforos

Nossa fé desenvolve-se na medida que enxergarmos em Deus a total provisão para a vida

fonte: Não Morda a Maçã

Atualizado: Quarta-feira, 20 Agosto de 2014 as 1:03

caixa de fósforoTenho acompanhado pelo mural do Facebook diversas postagens de sites evangélicos que tratam da natureza divina. Isso, por um lado, é bom. O problema está no teor dos artigos. Os questionamentos são diversos, como “Deus pode se esquecer?”, “Jesus pecou?”, “O Espírito Santo é uma pessoa ou apenas energia divina?”.

Se este tipo de pergunta é comum na igreja cristã, pode-se afirmar que há alguma coisa errada no ensino da doutrina bíblica. No caso, creio que o problema está na imagem que o crente tem de Deus.

A Palavra é categórica ao ensinar que a própria mente do Senhor é infinitamente superior à humana (Isaías 55.8-9). Daí deduzimos que um pecado recorrente no coração dos fiéis é o de limitar o poder divino aos pensamentos humanos. Cheguei a ouvir um cristão falando que nem se Deus quisesse uma determinada coisa aconteceria. Mas como assim? Ele é Todo-Poderoso. Quando Deus quer algo, isto simplesmente torna-se realidade!

O pior de tudo é que esse tipo de ideia incrédula não parte apenas de pessoas imaturas na fé. Muitas igrejas têm “humanizado” o Senhor, na tentativa de amenizar os próprios erros que cometem dia após dia.

Na mitologia antiga era assim. Os deuses possuíam tantas características humanas (com ênfase nas piores possíveis) que os povos seguidores deles sentiam-se muito à vontade para continuar pecando. Zeus, o maioral dos deuses gregos, era adúltero. O Baal dos cananeus só acalmava-se com sacrifícios humanos. Esses são apenas exemplos de divindades que eles criaram para mascarar a maldade que habitava neles.

Deus não possui características humanas. O homem é que deve buscar parecer-se com o Senhor. E a Bíblia dá o caminho para isso. Dê uma lida em Filipenses 4.8. É este tipo de pensamento que deve habitar o coração do cristão maduro.

Nossa fé desenvolve-se na medida que enxergarmos em Deus a total provisão para a vida. Um dos atributos do Senhor é a soberania. Logo, necessitamos lembrar que tudo está sob o controle divino. Tudo.

Quanto mais intimidade tivermos, mais fácil será de identificar as características divinas e copiá-las para nossa personalidade.

O Senhor é grande demais para ser colocado numa caixa de fósforos. Dê a Ele o tratamento devido, como Dono de tudo que você é.


- Diego Cesar

 

veja também