Não use o martelo, use o espelho

Jesus tem algumas palavras de advertência para aqueles de nós que são rápidos em apontar o pecado em outras pessoas.

fonte: Guiame, com informações de Fervr.net

Atualizado: Quarta-feira, 27 Janeiro de 2016 as 2:49

Quando você entra na categoria "hipócrita", você está em grave perigo. (Foto: Reprodução)
Quando você entra na categoria "hipócrita", você está em grave perigo. (Foto: Reprodução)

Houve uma senhora chamada Michelle. Ela e seu marido estavam dando um passeio de carro pelo campo quando, de repente, um galho de árvore com 20 centímetros de comprimento atravessou o para-brisas, e também o seu pescoço. Este pedaço enorme de galho atravessou seu pescoço pelo lado direito e a parte de trás de seu ombro. Incrivelmente, ela sobreviveu à essa provação!

Você pode imaginar quão perigoso seria ter um pedaço de madeira perfurando seu pescoço? Mas Jesus diz que há algo ainda mais perigoso: ter uma trave no seu olho.

Em Mateus 7:1-5 Jesus fala sobre o perigo de ser crítico para com os outros. É tão fácil para nós sermos extremamente críticos e juiz dos outros. Parece-nos tão fácil ver as falhas e fraquezas de todo mundo, mas é muito mais difícil ver o pecado dentro de nós mesmos.

Isto significa que nós podemos facilmente cair na armadilha de nos tornar hipócritas. E quando você entra na categoria "hipócrita", você está em grave perigo.

Vendo claramente


Parece-nos tão fácil ver as falhas e fraquezas de todo mundo (Foto: Reprodução)

Jesus nos manda remover a trave do próprio olho primeiro para que possamos ver mais claramente, antes de tentar qualquer remoção de cisco do olho de ninguém (v.5). Há duas grandes lições aqui:

Até que você se comprometa a cortar todo pecado sua própria vida, é preciso parar de ser crítico para com os outros.

Até que você esteja empenhado em resolver os seus principais problemas na vida (as traves), você não deve tentar corrigir nem ao menos os menores problemas (os ciscos) na vidas de outras pessoas.

Não seja hipócrita! Peça a Deus para sondar o seu coração e mostrar onde você precisa mudar para se tornarem mais como Jesus. Só então, você será capaz de ver realmente o que está acontecendo em outras pessoas. Só então você será capaz de atendê-los com graça e amorosamente ajudá-los a remover os ciscos de seus olhos.

Tire um tempo para olhar profundamente para si mesmo em primeiro lugar, antes de fazer qualquer julgamento sobre os outros. Caso contrário, é provável que você termine com uma dor enorme no pescoço!

veja também