O destino do egoísta

Qual o sentido do evangelho, qual a missão básica de todo cristão? Espalhar as boas novas a todas criaturas, não é mesmo?

fonte: Não Morda a Maçã

Atualizado: Quinta-feira, 12 Fevereiro de 2015 as 2:18

ajuda
ajuda

 

34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.” Mateus 25:34-46

Com certeza você já tinha lido este trecho, ou ouvido falar dele, o que é bom, este texto tem algumas verdades e alertas importantes para nós hoje. Um deles descobri a pouco tempo atrás num culto de jovens na Igreja e quero compartilhar com vocês. Mas antes já deixo uma dica pra você que é líder ou frequenta grupo de jovens, neste culto quem fez a Palavra foram os jovens que estavam lá, a líder entrou e propôs que nos sepáressemos em 3 grupos e cada um teria que estudar uma parte do cap 25 de Mateus e dizer qual era a conexão entre as parábolas, elas se conectam sim, só que este é outro assunto. A dica é de fazer algo parecido na sua Igreja, propor que os próprios jovens estudem e digam o que aprenderam e então o líder ou pregador da noite fecha e traz uma conclusão ao assunto, foi bem legal.

Então vamos ao tema!

Durante o estudo tive uma sacada interessante, sempre que falamos deste texto de Mateus pensamos no literal dele, ajudar mesmo os necessitados, dar água, comida, abrigo, visitar os que precisam e isso está certo – tem que ser feito mesmo! Sempre que tiver oportunidade ajude alguém!

Mas a sacada que tive foi a de enxergar este texto num sentido mais espiritual, não tanto literal, veja, somos cristãos, estamos na Igreja há x tempo, conhecemos Jesus e a Palavra, ao menos o básico dela. Vamos as nossas Igrejas todos os sábados e domingos para aprender mais a ser como Jesus, mas talvez estejamos fazendo algo errado sem perceber! talvez estejamos sendo egoístas sem nem ter noção disso e esse erro tem um efeito catastrófico nas nossas vidas e na vida de quem está ao nosso redor, digo isso sem nenhum sensacionalismo e você entenderá o porque.

No começo dessa parábola Jesus diz de um cristão que foi visitar pessoas, que levou água, comida, ajuda, ofereceu socorro e então Jesus o chama para entrar no Reino, aleluias, quero ser um destes! E depois fala dos que não fizeram isso e serão lançados no lago de fogo.

Bom, qual o sentido do evangelho, qual a missão básica de todo cristão? Espalhar as boas novas a todas criaturas, não é mesmo?

Ao não fazer isso estamos sendo egoístas, conscientemente ou não, porque além de guardar para nós o que sabemos de Cristo decidimos ficar em nossa zona de conforto, por qualquer motivo que seja, e deixamos de levar a mensagem para quem precisa! Então estamos não só arruinando a nós mesmos como aos que precisam ao nosso redor e não ajudamos.

Jesus falou: “tive fome e não me deste comida” – Quem é O Pão da Vida? Jesus!

“Tive sede e não me deste de beber” – Quem é a Fonte de Água viva da qual que se bebermos nunca mais teríamos sede? Jesus!

“Estive preso e não foste me visitar” – o sangue de Quem que liberta os cativos? Jesus!

“Fui estrangeiro e não me recebestes” – Quem nos acolheu e nos enxertou na videira verdadeira, quem nos fez povo escolhido mesmo quando não tínhamos o direito de ser? Jesus!

“Estive nu e não me vestistes” – Quem é que, quando nos aceita, troca nossas vestes e nos dá vestes novas e limpas? JESUS!

“Estive enfermo e não me visitastes” – Quem é que cura nossas feridas com Suas pisaduras e Seu sangue? JESUS!

JESUS, JESUS, JESUS! A resposta para todas essas perguntas é Jesus!

E quando não levamos o evangelho estamos fazendo exatamente o que ele disse aos que foram lançados no lago de fogo. Percebe agora o impacto de guardar o que você sabe só pra você?

Bom, este alerta é pra mim e pra você, quero entrar na Glória com Jesus e quero você e mais 44 pessoas (rsrsrs) lá junto!

Então não deixe de falar o que você sabe, mesmo que seja pouco, mesmo que não julgue importante, mesmo que tenha vergonha, mesmo que tenha timidez, fale, faça sua parte. Não somos nós que convencemos os outros e sim o Espírito Santo, então compartilhe a Luz e a Salvação com quem precisa e se precisar fale também.

 

veja também