O momento de “sair de cena” para recarregar as forças

Deus sabe que precisamos descansar, a fim de servi-lo bem! Está tudo bem em sairmos para orar, para refrescar-nos, para recarregar nossa energia, tendo a força do Senhor.

Fonte: Guiame, com informações de 412TEENS.ORGAtualizado: terça-feira, 26 de janeiro de 2016 às 17:52
É definitivamente normal anular as necessidades dos outros por um tempo e ter tempo para si mesmo (Foto: Reprodução)
É definitivamente normal anular as necessidades dos outros por um tempo e ter tempo para si mesmo (Foto: Reprodução)

Existem pessoas que em seu círculo de amigos são geralmente o que podemos chamar de Doador. É aquela pessoa em quem os outros aprenderam a se apoiar e aquele que incentiva todos quando estão passando por momentos difíceis. É aquele que te convida para entrar e te chama para ver filmes e tomar sorvetes, se percebe que você está tendo uma semana difícil. Consegue se identificar assim?

 Quando você é o Doador, é difícil às vezes saber onde e quando traçar prioridades e colocar-se em primeiro lugar. Depois de estar habituado em sempre cuidar dos outros, pode ser um verdadeiro desafio tentar descobrir como cuidar de si mesmo.

Sim, a Bíblia nos diz que Deus e os outros devem vir em primeiro lugar, que devemos nos esforçar para servir e dar respostas às necessidades dos outros. 1 Pedro 4:10 nos diz: "Cada um de vocês deve usar o dom que você recebeu para servir os outros, como fiéis mordomos da graça de Deus em suas várias formas." Se você tem o dom da hospitalidade, use-o! Se você tem o dom de ensinar, use-o. O autor de Atos explica por que ele deu para os outros: "Em tudo o que eu fiz, eu mostrei-lhe que por este tipo de trabalho árduo devemos ajudar os fracos, recordando as palavras que próprio Senhor Jesus disse: ’Há mais felicidade em dar do que em receber’ "(Atos 20:35).

Servindo como Jesus Serviu

Falando de Jesus, Mateus 20:28 diz que " o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." Será que isso significa que devemos sempre colocar os outros em primeiro lugar e nunca cuidar de nós mesmos? De modo nenhum!

Apenas estando saudáveis ​​e fortes, seremos capazes de servir bem os outros. (Foto: Reprodução)

Vamos usar o exemplo da vida de Jesus em Lucas 5 - tome um momento para ler esse capítulo, em seguida, voltar a este artigo. Bem ali, onde Jesus servia os outros e estava lá para todos, "multidões de pessoas vieram para ouvi-lo e serem curadas de suas doenças" (v. 15), somos informados de que "Jesus retirou-se para os desertos, e orou" (v. 16).

O que? Jesus saiu para orar por si mesmo? Por quê? Não, as pessoas ainda precisam dele naquele momento! Sim, eles precisam, mas Jesus sabia que não podia continuar 24 horas por dia e 7 dias por semana. Em um corpo humano, Ele não poderia operar como um robô que nunca para. (E nós também não!) Ele foi embora porque Ele sabia que precisava de tempo para se refrescar, recarregar, e se reconectar com seu pai. (E nós também!) Estas ações o ajudaram para que ele tivesse a força para continuar a servir os outros.

Jesus percebeu que é importante cuidar de si mesmo, mesmo em meio a cuidar de todos os outros. Está tudo bem em sairmos para orar, para refrescar-nos, para recarregar nossa energia, tendo a força do Senhor (Salmo 28: 7; Filipenses 4:13). Salmo 18:2 diz que Deus é "a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador", bem como um "em quem me refugio, meu escudo, a força da minha salvação, minha fortaleza."

Apenas estando saudáveis ​​e fortes, seremos capazes de servir bem os outros.

Espero que isso tenha incentivado você como um Doador! Lembre-se, é definitivamente normal anular as necessidades dos outros por um tempo e ter tempo para si mesmo para descansar. Nós não queremos ficar lá, para ser egoístas acerca de nosso tempo e energias, e esquecer abençoar os outros. Mas certamente não é errado fazer uma pausa em servir aos outros por um tempo, se precisar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições