O princípio da honra

Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra(Romanos 13:7)

fonte: Eu Escolhi Esperar

Atualizado: Segunda-feira, 20 Outubro de 2014 as 1:11

honraSe você quer prosperar em sua vida, em todas as áreas, atente para o PRINCÍPIO DA HONRA. Esta HONRA deve ser praticada desde a sua vida de solteiro, para que em seu casamento os frutos disso sejam colhidos.

Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra(Romanos 13:7).

Honra significa dar valor e reconhecer a importância de alguém, não só com palavras, mas também com atitudes.

Existem três esferas principais de honra:

 

· Honra a Deus

Dar honra a Deus é entregar sua vida, inteiramente, a Ele. Você pode honrar a Deus através da obediência, do bom testemunho, do louvor e da adoração, através das suas atitudes, ou no serviço no corpo de Cristo. Honre a Deus de todo o coração e não só de aparências (Mateus 15:8). Outra forma de expressar honra a Deus é através dos seus bens.

Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos. E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. (Provérbios 3:9-10)

Vemos, no antigo testamento, que as pessoas tementes a Deus ofertavam, como primícia, a primeira colheita ou os primeiros animais que nasciam. Abel foi o primeiro jovem a dar as primícias, e a palavra diz que Deus se agradou da sua oferta, enquanto que Caim deu qualquer coisa, desagradando ao Senhor.

Quando você se dispõe a honrar a Deus, com o seu dinheiro, você está declarando que o seu amor por Ele está acima dos bens materiais.

Um solteiro, que honra a Deus, torna-se próspero, mesmo que, aparentemente, não seja possuidor de grandes bens materiais.

A verdadeira prosperidade não se trata apenas de riqueza financeira, mas sim dos céus abertos em todas as áreas da sua vida, incluindo a prosperidade espiritual, emocional, profissional e familiar. Ser próspero não é ser rico, e sim não ter falta de nada. Quem honra a Deus, é honrado por Ele.

 

· Honra aos pais

Honrar aos pais é um princípio básico para qualquer filho e é o único mandamento que promete prolongar os seus dias na Terra. (Êxodo 20:12)

Honrar seu pai e mãe é demonstrado através de palavras e ações que surgem de uma atitude interior de estima e respeito pela posição que ocupam.É bem claro que somos comandados a honrar nossos pais, mas como? Honre-os tanto com suas ações como com suas attitudes (Marcos 7:6). Honre seus desejos, tanto os que eles já expressaram quando os que não expressaram verbalmente. O filho sábio {ouve} a correção do pai, mas o escarnecedor não ouve a repreensão (Provérbios 13:1).

Acrescento, ainda, que a essência da honra aos pais está em prestar assistência em sua velhice. Há filhos que, depois que seus pais envelhecem, não têm paciência para cuidá-los, os abandonam, e isso é uma atitude de desonra. Honre seus pais sempre, até o fim de suas vidas.

 

· Honra às autoridades

Toda a autoridade que está sobre você, seja chefe, líder, pastor, professor ou governantes, deve ser honrada. Cada uma dessas pessoas foi determinada, por Deus, para ser canal de bênçãos sobre você. Submissão, respeito, disposição em servir, palavras e presentes de gratidão, intercessão, fidelidade, lealdade, sinceridade e transparência são atitudes de honra que devem ser expressas a essas pessoas. A honra vem do coração, quando reconhecemos as qualidades do caráter de uma pessoa e expressamos isso.

“A pessoa que honra é sábia, instruída e aprovada na humildade"

Você precisa reconhecer as autoridades que estão sobre você. Demonstre sua gratidão. Nunca compactue com calúnias feitas a elas. Evite as murmurações, pois só servem para desonra. A unção que você respeita é a unção que virá sobre você e que o fará prosperar.

A honra é um mandamento do Senhor e os solteiros, que aprenderem este princípio, experimentarão a vida em abundância, que Deus prometeu para os Seus filhos,e, ainda, colocarão em prática em seu casamento, honrando seu futuro cônjuge

 

- Simone Messina

 

veja também