O que sua selfie diz sobre você?

"Por quê publicar?". A resposta para essa pergunta pode revelar muito sobre quem somos e ajudar a nos compreender melhor.

fonte: Guiame, com informações de Ignite Your Faith

Atualizado: Segunda-feira, 22 Agosto de 2016 as 5:02

Não deixe que o que você posta nas redes sociais te defina. (Foto: Reprodução)
Não deixe que o que você posta nas redes sociais te defina. (Foto: Reprodução)

Milhões de selfies surgem a cada minuto, filtradas pelos efeitos mágicos do Instagram e do Snapchat. Além de expor nossos momentos, as fotos nas redes sociais podem revelar muito sobre quem nós somos.

Usar o Snapchat, Instagram, Facebook ou Twitter para se conectar com o mundo e outras pessoas não é ruim. A questão está no "por quê publicar?". A resposta para essa pergunta pode revelar muito sobre quem somos e ajudar a nos compreender melhor.

A selfie apresenta você para os seus seguidores. Diferentes tipos de selfies transmitem mensagens diferentes. A autoimagem é importante para nós. Nós nos importamos com o que as outras pessoas pensam e, por isso, queremos nos vestir e agir de determinadas maneiras.

Se preocupar com sua a autoimagem nem sempre é ruim, mas se torna um problema quando você vai longe demais. Tirar uma foto de si mesmo não significa que você é um “narcisista”, mas gastar muito do seu tempo numa selfie revela um desejo de apresentar uma versão idealizada de nós mesmos para o mundo.

Mais afirmação, por favor

Se postamos uma foto no Instagram e não recebemos curtidas em alguns minutos, começamos a ficar preocupados. Se a audiência for baixa demais, nós excluímos. Por quê? Isso demonstra como nós procuramos, quase sem querer, a afirmação dos outros.

Surge uma sensação boa quando as pessoas nos reconhecem ou comentam em nosso post. Quando não temos uma resposta, acreditamos que algo está errado com a gente. Então, selecionamos o que postar com cuidado, a fim de manter a nossa autoimagem e, ao mesmo tempo, receber a quantidade máxima de afirmação.

Encontre a fonte de sua selfie

O que seria do mundo se tudo fosse baseado em nossos posts? Todo mundo estaria sempre sorrindo, e sempre fazendo algo que você desejasse fazer também. Mas a vida não é tão simples como nós a apresentamos nas redes sociais.

Nos divertimos vendo o que outras pessoas estão fazendo, por isso queremos mostrar que estamos fazendo coisas interessantes também. Isso acaba nos tornando insatisfeitos.

Nós nunca vamos encontrar descanso e paz se estivermos constantemente à procura de afirmação. Nós precisamos encontrar o nosso significado e afirmação em outro lugar — em Deus.

As selfies e os meios de comunicação social são coisas que passam. Deus é para sempre, e assim é o Seu amor. Podemos ter a certeza de que Deus nos ama mais do que qualquer curtida. Ele nos vê sem filtros e ainda nos chama de amados.

Não deixe que o que você posta nas redes sociais te defina. Não se preocupe com o número de curtidas e comentários que você recebe. Não há problema em querer compartilhar sua vida, mas procure saber quem você é em Cristo.

veja também