Quem merece meu voto?

Não necessariamente precisamos de evangélicos no poder, mas essencialmente precisamos de gente com valores corretos para liderar em prol do povo e não de si próprios

fonte: Não Morda a Maçã

Atualizado: Quarta-feira, 1 Outubro de 2014 as 1:53

eleições“Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme.” Pv 29:2

Opa, o título é “Quem merece meu voto?” mas a foto é “Eu oro pelo Brasil”? O que as duas coisas tem a ver? TUDO e vou explicar porque!

Daqui 4 dias você está convocado a votar para decidir quem são as pessoas que irão liderar nossa nação pelos próximos 4 anos! Mas antes de chegar lá, quero te ajudar tanto na reflexão de “em quem votar” quanto nos papéis de cada cargo político.

Mas antes, vale ressaltar que nós, NMM, somos apartidários e que não adotamos nenhum político, mas queremos sim te ajudar a tomar uma decisão baseada em fatos e argumentos. Agora, separadamente, cada um dos colunistas tem sua opinião formada e suas preferências, então se você quiser é só bater um papo com quem preferir, ok?

Acho que dizer que é importante é votar é algo bem “batido” já. Todos sabem que votar é uma obrigação de cada brasileiro, mas a maioria dos brasileiros não sabem a real importância disso e faz escolhas não tão conscientes assim, o resultado acaba sendo pessoas gananciosas, corruptas e mentirosas no poder. Então é cabível dizer que o “povo tem os políticos que merece” porque é o povo, ou a maioria dele, que coloca as pessoas no poder, independente do critério.

Por querer muito mudanças em nossa nação e por saber da importância deste 5 de outubro, além de orar, tenho incentivado as pessoas que me seguem a pensarem bem na sua escolha, e o que tenho dito é:

Não necessariamente precisamos de evangélicos no poder, mas essencialmente precisamos de gente com valores corretos para liderar em prol do povo e não de si próprios. Se esta pessoa é um cristão, ótimo, não sou contra, já votei e vou votar em cristãos novamente, mas eu sei que o principal na escolha é analisar as propostas de melhorias para a sociedade e economia desta pessoa, tentar identificar se o que a mesma está dizendo é verdade e se terá condições de cumprir o que promete, a trajetória da pessoa até o poder, os feitos e benfeitorias durante esta trajetória, como lidou com corrupção quando foi exposta a ela, coerência entre seus discursos x ações dentre outros.

Daí você pode falar: “De que adianta tudo isso, são todos corruptos ou se corrompem quando entram lá! Não tem ninguém bom, então voto mesmo em qualquer um, pior que está não fica!”

É por esta atitude, ou falta dela, que sempre os mesmos continuam acomodados no poder usando ele em favor próprio e não mais em favor do povo. São pessoas como estas, que não pensam em sua decisão, que reelegem políticos que já foram comprovadamente ladrões, cassados, alguns até condenados e procurados por entidades de justiça. Ou então votam naqueles que fazem da fama um trampolim para a política sem ter nenhum preparo ou base sólida para exercer sua função diante da sociedade!

Em matéria de política, nada é tão ruim que não possa piorar! Votar em gente assim significa aceitar ser roubado e aceitar qualquer resultado positivo, ou nenhum.

O sistema é corrupto? Sim, é sim. Mas não use isso de desculpa para eleger qualquer um. E te digo com todas as letras: o sistema só é corrupto porque nós, ou a maioria de nós, somos corruptos e deixamos que isso aconteça!

Nós temos o “jeitinho brasileiro” que nos faz não devolver o troco quando recebemos a mais, dar propina para policiais para “aliviar nossa barra”, sonegar impostos, querer levar vantagem em cima de todo mundo, mentir quando nos favorece, não assumir a responsabilidade dos nossos atos… Percebe que nós, ou a maioria de nós, faz a mesma coisa que os políticos corruptos, só que em menor escala e impacto?

Bom, você deve ter entendido já a importância e o impacto da sua escolha. Se todos entenderem e realmente votarem em pessoas baseadas em análise de propostas, pensando no melhor para a cidade, estado ou nação e não em favores prometidos para suprir a sua necessidade imediata nós teremos sim um Brasil melhor!

Então nestas eleições não seja preguiçoso para não analisar em quem irá votar, nem egoísta para pensar em si só, o seu voto impacta todos em sua cidade, estado e no País e este é o melhor jeito de fazer a revolução que tantos falam. Não venda seu voto! Exerça o seu direito de promover mudanças e incentive quem está ao seu redor a fazer o mesmo, se cada um fizer sua parte creio que teremos bons resultados! Não vote em branco ou nulo, tome um partido (não no sentido político), escolha o seu candidato, ou então todos os outros irão escolher por você!

Onde buscar informação?

Se você não sabe onde encontrar informações para te ajudar a decidir, saiba que hoje existem diversos aplicativos de celular que mostram as propostas de cada candidato, os bens deles, um pouco da trajetória política e outras informações interessantes.

Se não tem celular, existem sites que reúnem informações de políticos, já vi até rankings de políticos com melhores propostas. Outra boa fonte de informações são matérias com análises de propostas e impactos da gestão anterior (no caso de candidatos à reeleição), no meu Facebook tenho postado algumas destas matérias, se quiser pode acompanhar por lá.

Sem falar em jornais, rádios, revistas, até as próprias propagandas eleitorais gratuitas na TV servem para ajudar a decidir. Informação tem bastante, só não acessa quem não quer.


Para finalizar quero deixar os papéis e responsabilidades de cada cargo político, porque afinal você sabe o que faz um deputado? Um senador? Ou o próprio presidente da república?


- Samuel Oliveira

 

veja também