Relacionamento: Conhecendo os limites

fonte: Vida Jovem Cristã

Atualizado: Segunda-feira, 4 Agosto de 2014 as 4:16

namoro cristãoDesde pequeno eu sempre gostei de Fórmula 1 e quero usar esse esporte para fazer uma analogia com o tema do texto. Em uma corrida, quando um piloto está tentando alcançar um adversário ou tentando se distanciar de algum oponente, geralmente ele começa a correr no limite. Quando acontece de um piloto correr no limite, todos já sabem que ele passa a correr mais riscos. A pressão e a chance de errar aumentam muito e um pequeno deslize pode ser o suficiente para decretar o fim da corrida. Algumas vezes a corrida não termina para o piloto, mas um ataque mais forte a uma zebra ou um passeio na caixa de brita podem danificar o carro e prejudicar o resto da corrida.

Os relacionamentos são bem parecidos com a Fórmula 1. Quando andamos no limite em nossos relacionamentos, a chance de deslizarmos é maior e toda vez que ultrapassamos algum limite, ocorre um desgaste no relacionamento. Bom, vamos conhecer agora alguns limites para os relacionamentos.

Limite do tempo: quando se está apaixonado por alguém, o quanto mais tempo se passa junto da pessoa amada, mais vontade de se estar com ela nós temos. É quase como um vício, sempre precisamos de mais e mais até chegarmos ao ponto de sermos consumidos por isso! Isso mesmo! Chega um ponto que somos consumidos pelo desejo de estar com nossa(o) namorada(o) e a nossa vida se resume a estar com está pessoa.

Existe vida além do relacionamento. Se o tempo que você gasta no seu namoro está te afastando dos teus amigos, dos teus pais ou até mesmo de Deus; cuidado, você pode estar ultrapassando o limite do tempo! E se o seu mundo se resume no seu parceiro, cuidado; este é outro sinal que o limite do tempo pode estar sendo ultrapassado. Se o seu caso for esse segundo, preste atenção para saber se você não está colocando sua(seu) namorada(o) no lugar de Deus! Deus quer ser o centro de toda a sua vida, inclusive do seu relacionamento.

O tempo é o que nos temos de mais precioso. Dependemos dele para todas as coisas e a cada minuto que passa, temos menos tempo! Você está preocupado com a escassez da água? Acho que deveria se preocupar mais com a escassez do tempo!

É muito bom estarmos com a pessoa que amamos, mas a vida é muito mais do que isso. A vida pode ser comparada com uma grande escalada. Ela está sempre em movimento e devemos buscar sempre escalar os próximos degraus, pois precisamos construir nossa vida. Então, cuide para que o teu relacionamento não faça com que você pare no tempo e pare nessa escalada.

Quando você se casar, vai ter o resto da vida para estar com a pessoa que você ama, então aproveite o tempo de solteiro para construir um relacionamento saudável e sólido com seu futuro cônjuge. Aproveite também para estudar, para se aperfeiçoar na profissão, para buscar a Deus, para se envolver em ministérios, para praticar esportes e muito mais coisas. Usufrua dessa fase, porque ela não volta mais, assim como o tempo!

Há mais ou menos 10 anos, o pastor líder nacional dos jovens da minha igreja contava pra mim e mais alguns adolescentes sobre a época do namoro dele. Ele disse que quando começou a namorar, a sogra dele chamou ele e a esposa dele (na época namorada) e estabeleceu limites para o relacionamento deles. Um dos limites foi que eles só poderiam se encontrar duas vezes por semana e quando estivessem na igreja.

Não estou dizendo que você deve adotar o mesmo limite, mas um limite existe, mesmo que você não saiba qual é. Toda vez que um limite é ultrapassado ocorre desgaste no relacionamento, as vezes, no primeiro momento, o desgaste é imperceptível, mas ele ainda assim existe. Cuidado para não afogar o seu relacionamento no excesso de tempo!

TO BE CONTINUE…

veja também