Somente pela graça

Se você está condenado, você precisa urgente da graça de Deus! Se você tem andado com Deus, você é fruto de Seu grande amor! Se você é fruto do amor divino, glorifique a Ele e desfrute-O para todo sempre!

fonte: Não Morda a Maçã

Atualizado: Quarta-feira, 2 Julho de 2014 as 1:42

graça“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”. (Ef 2.4-9)

 Eu sou apaixonado pelo livro de Efésios; quanta riqueza, preciosidade e profundidade nesses seis capítulos escritos pelo apóstolo Paulo!

Paulo começa sua carta louvando a Deus por Seus propósitos e dando graças pelo glorioso plano da salvação e pelas bênçãos em Cristo. No capítulo 2, ele descreve nossa posição em Cristo: Fomos tirados da sepultura e conduzidos ao trono; fomos tirados do pecado para a salvação pela graça, para a glória de Deus. Dos versículos 4 a 9, Paulo faz um contraste entre a condição atual do cristão e sua condição anterior – antes objetos da ira de Deus, agora objetos da misericórdia; antes presos na sepultura, agora livres para uma nova vida; antes escravos do pecado, agora salvos pela graça.

Vamos observar algumas verdades contidas nesses versículos.

- estando nós mortos em nossos delitos – Essa é a condição e estado do homem sem a graça de Deus. A palavra “morto” aqui é gr. “νεκρος, nekros”, que quer também dizer “cadáver, falecido, destituído de vida”. O homem não está só enfermo, ele está morto; ele não é um doente, ele é um cadáver. Está morto porque é pecador, desobediente e totalmente depravado, e por isso está condenado. Essa é a desesperadora condição humana.

- Mas Deus…rico em misericórdia…nos amou – Deus amou o homem mesmo em sua condição, Seu amor transformou-se em graça e misericórdia, e essas riquezas tornam possível a salvação do pecador. Ele amou o desprezível, indesejável, imerecido, indigno e impuro. Seu grande amor é a motivação da salvação. “Deus jamais encontrará algo em nós digno de seu amor, senão que Ele nos ama porque é bondoso e misericordioso” (J Calvino). Seu amor nos alcançou.

- Porque pela graça sois salvos, mediante a fé – A salvação é pela graça e não por merecimento. A salvação é um presente e não uma recompensa; é uma dádiva e não um pagamento. A graça salva miseráveis e não heróis; pecadores e não santos. Quem se gloria em sua salvação é um tolo. Deus nos amou, vivificou, ressuscitou e exaltou pela graça divina através da obra de Cristo na cruz do Calvário. A graça de Deus em Cristo não só é necessária como é a única causa eficaz da salvação. A salvação é pela graça, mas também por meio da fé, ou seja, é a graça que nos salva pela instrumentalidade da fé.

Fomos tirados da sepultura e conduzidos ao trono celestial. Somente pela graça de Deus!

“Graça incrível, como é doce o som.
Que salvou um miserável como eu”
(J Newton, 1979)


- Considerações finais
Se você vive em pecado, você está morto e condenado!
Se você está condenado, você precisa urgente da graça de Deus!
Se você tem andado com Deus, você é fruto de Seu grande amor!
Se você é fruto do amor divino, glorifique a Ele e desfrute-O para todo sempre!

 

SOLA GRATIA!

Luiz Guilherme Roselli

veja também