Altar e Ministério

Altar e Ministério

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:32

Altar e Ministério Altar restaurado, ministério curado!  Esta frase veio ao meu coração e creio por iniciativa do Espírito Santo de Deus. O que significa esta expressão? Gostaria que todos tivessem uma visão clara sobre isso. Tenho tentado explicar isto na prática, e usei Moises como exemplo.

Altar fala da vida com Deus. Durante 40 anos, Deus cuidou da restauração do altar na vida de Moisés. Neste tempo se responde a três perguntas: Quem sou eu? Quem é Deus? Eu pertenço a Ele ou Ele me pertence? Sei que outras palavras vêm para você, que melhor definem o altar: santidade, intimidade, etc. Certo é que Deus não abre mão do Altar restaurado.        

Ministério se refere a todo serviço que fazemos para a glória de Deus. Se pertencemos a Deus, toda atividade, em QUALQUER área de nossa vida, deve ser considerada um ministério e executada para a glória dEle. Moisés desenvolveu muitos ministérios e vou citar os mais importantes: Ele era marido, pai, irmão, pastor, administrador, profeta, sacerdote, legislador, apóstolo, ministro responsável pelo seu próprio altar (e guia turístico do deserto). Você tem tantos ministérios como Moisés, e precisa atentar para a importância deles.

Importante frisar isto: apenas por duas vezes Deus cobra de Moisés com veemência. Apenas duas vezes "sobrou para ele", como avaliou uma adolescente num pequeno grupo que dirigia nesta semana:

1. Seu ministério como sacerdote do lar Ele teve um filho varão e não o circuncidou. Por isso, sem mais nem menos, um anjo "doidão" quase matou a ele e sua família em uma viagem que fazia de volta a seu povo. (Ex. 4.25 e 26);  

2. Seu ministério como responsável do seu próprio altar Bateu na rocha quando Deus mandou-o apenas tocar nela. Não exercitou domínio próprio e isto foi um problema para Moisés. (Nm.20.11) .

Entendemos, então, a relação direta: primeiro o altar, depois o serviço . Primeiro a intimidade com Deus, depois o ministério. Altar restaurado, ministério curado. Conosco a ordem deverá ser a mesma para termos sucesso (segundo Mt.6.33).  Que Ele nos ajude no Ele nos propõe!

Cleydemir Santos é pastor, psicólogo e teólogo em Minas Gerais. Trabalha com uma abordagem sistêmica, psicodramática, no atendimento de adultos e crianças.

Siga-nos

Mais do Guiame