Manifestando a presença de Deus através do louvor e da Adoração - Parte I

Manifestando a presença de Deus através do louvor e da Adoração - Parte I

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:32

Quando falamos sobre a presença de Deus, devemos entender que ela é vista na ótica Bíblica sobre dois aspectos. A primeira é: A presença HABITADORA de Deus. E segundo: A presença MANIFESTA de Deus.

Por que a nova aliança é superior à antiga? Há muitas mudanças na qual podemos apresentar. Dentre elas, uma nova maneira de entender a presença de Deus e de adorar a Deus.

Vamos falar sobre a presença habitadora de Deus que veio a partir da nova aliança em Cristo. Primeiramente, no antigo testamento, a presença de Deus era representada por uma caixa feita de madeira acácia, a melhor madeira que existia, coberta de ouro puro na qual se chamava de "A arca da aliança". "Também farão uma arca de madeira de acácia... De ouro puro a cobrirás; por dentro e por fora a cobrirás... Ali, virei a ti" Êxodo 25:10,11,22

Deus também deu uma ordem a Moisés para construir um tabernáculo ou santuário onde, no Santo dos santos, a arca da aliança habitaria. A presença de Deus HABITADORA.

Não podemos esquecer que na antiga aliança, Deus não habitava DENTRO dos homens. Mas, somente os reis, sacerdotes e profetas tinham a unção de Deus SOBRE eles, para desempenharem o serviço. Podemos ver em vários livros do antigo testamento a presença MANIFESTA de Deus atuando de uma forma poderosa. Porém, não vemos nada referente a presença habitadora de Deus DENTRO do homem.

Na nova aliança, Jesus foi, e é, a porta para o novo nascimento (João 10:9). Quando nascemos de novo, nossos corações foram recriados em Cristo Jesus. "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura (criação); as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (tudo se fez novo)." 2 Coríntios 5:17. Na verdade, o maior desejo de Deus era que a sua presença habitadora saísse dos templos feitos por mãos humanas e habitasse em templos vivos ou Casas espirituais feito por ele mesmo. E foi exatamente isso que aconteceu na nova aliança! Jesus Cristo, através da sua morte e ressurreição promoveu esta nova realidade.

Nós o ouvimos declarar: "Eu destruirei este santuário edificado por mãos humanas e, em três dias, construirei outro, NÃO POR MÃOS HUMANAS". Marcos 14:58. Glória a Deus, pois já aconteceu! Pedro também declara em sua carta: "Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados CASA ESPIRITUAL para ser sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. 1 Pedro 2:5.

Hoje, na nova aliança, nós somos o santuário da presença habitadora de Deus vinte e quatro hora por dia. Deus habita em você! Por isso você nunca vai estar só em nenhum momento da sua vida. Veja o que Paulo inspirado pelo Espírito de Deus diz: "Não sabeis que SOIS SANTUÁRIO DE DEUS e que o Espírito de Deus HABITA EM VÓS?" 1 Coríntios 3:16.

Bem, sabemos que há uma presença habitadora de Deus em nosso coração. Agora, como manifestar essa presença em nossa vida diária? (Veja a segunda parte deste artigo)

Eliezer Rodrigues é pastor,   professor do Rhema Brasil, escritor, compositor, cantor e produtor musical. Foi vocalista da Banda Canal e tem várias composições gravadas por cantores e bandas, como Soraya Moraes, Marco Aurélio, Danny Berrios, Banda Canal, entre outros. É autor dos livros "Vencendo os inimigos da fé" e "Descobrindo o poder das palavras"

Siga-nos

Mais do Guiame