Mediante a Fé

Mediante a Fé

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:32

Não são poucos os que afirmam que a salvação é mediante obras. Jesus disse que uma alma vale mais do que o mundo todo. Mesmo que a salvação do homem fosse avaliada em R$ 10.000,00, metade da humanidade iria para o inferno, por não dispor dessa quantia.    

As religiões podem proclamar que as boas obras compram a salvação da alma humana, todavia, o Livro dos Livros - a Bíblia - a Palavra de Deus afirma: "Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; NÃO DE OBRAS, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8).  

Se fosse possível o homem comprar com prata e ouro a salvação da alma, a Palavra de Deus vem ao nosso encontro para nos afirmar: "PELA GRAÇA MEDIANTE A FÉ". Se ao homem fosse possível comprar a salvação, isso poria em cheque a palavra de Jesus que diz: "De tal maneira amou Deus ao mundo, que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha vida eterna" (João 3:16). E mais "Quem CRÊ no Filho tem a vida eterna..." (João 3:36).  

Se fosse possível o homem comprar a salvação com suas obras, chegaria diante de Deus dizendo: Vou entrar no céu pelas obras que fiz, mereço o céu. Deus lhe responderia: a moeda que vale aqui no céu é a GRAÇA que levou meu Filho a dar a Sua vida no lenho do calvário.  

Ao homem desesperado que acordou com um brutal terremoto que abriu as portas do cárcere, sendo ele responsável pela vida de cada detento que ali estava, desembainhou a espada para suicidar-se. Era um momento grave e decisivo para esse pobre homem. Aos pés de Paulo e Silas perguntou: "Senhor, que farei para me salvar?" Se o apóstolo Paulo lhe pedisse dinheiro - não tinha; se obras, olharia para as suas mãos e encontraria violência, brutalidades e mais nada. 

Paulo, todavia, disse aquele homem que iria encravar a espada em seu coração. Entretanto, Paulo se voltou para aquele homem que já estava com os pés no inferno e disse: "CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO TU E A TUA CASA". Aquele homem com toda a sua casa CREU no Senhor Jesus e foi salvo juntamente com sua família. 

Um cavalheiro que residia numa boa e grande cidade, acreditava que seria salvo mediante as boas obras que fazia, e eram muitas. Preocupado com o assunto tão sério e grave, um dia sonhou. Estava diante de Deus, o supremo Juiz. Deus mandou trazer uma balança com dois pratos. Num dos pratos da balança foram postas as suas obras. O prato, com o peso delas, foi para baixo. O homem entrou em delírio, tais eram as suas obras. Imediatamente foi trazido a presença do REI, o livro dos seus muitos pecados. Em cada página, lá estava o registro dos seus pecados. O peso dele levou o prato que guardava suas boas obras lá pelas alturas. O sonhador começou a tremer. E em grande desespero viu quando Jesus tomou o livro que guardava seus pecados e página por página ia passando o SANGUE do Filho de Deus. Acordando do seu sonho, disse: realmente a salvação é pela Fé no Filho de Deus que morreu na cruz, onde pagou todos os nossos pecados. Creu em Jesus, e foi salvo pela graça de Deus.

Enéas Tognini nasceu em 20 de abril de 1914 em Avaré - SP. Formou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro. Pastoreou a Igreja Batista do Barro Preto, em Belo Horizonte, e a Igreja Batista de Perdizes, em São Paulo. Viajou por mais de 20 anos pelo Brasil, tornando-se um dos pioneiros da propagação de Renovação Espiritual em nossa pátria. Fundou em 1981 a Igreja Batista do Povo, em São Paulo. Autor de mais de 40 livros, foi condecorado confrade da Academia Evangélica de Letras. Recebeu também o título de Cidadão Paulistano. Atualmente o Pr. Enéas Tognini e Pastor Emérito da Igreja Batista do Povo e Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil. É casado com Élia Tognini, e pai de Dinéa, Edna e Noemi. Tem três netos e um bisneto.  

Siga-nos

Mais do Guiame