Por que células na Igreja?

Por que células na Igreja?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:32

O Termo "CÉLULAS" é atualmente muito conhecido dentro das igrejas evangélicas. Trata-se de um pequeno grupo de discípulos de Cristo, com relacionamentos estreitos, que, sob supervisão adequada, reúnem-se semanalmente em casas, empresas, lugares públicos, etc., para cuidados mútuos e evangelização.   

Há diferentes modelos e a natureza dessas diferenças causa sérias controvérsias nos arraiais do povo de Deus. Aqui, na igreja em que sou pastor, o sistema de células é simples e prático.  

Não estamos ligados a nenhuma pessoa, organização ou sistema específico, embora conheçamos razoavelmente bem cada um deles. Não abrimos mão desse modelo de igreja por entendermos que é essencialmente bíblico e que encontra lastro na história do povo de Deus desde o Antigo Testamento.  

Jesus, bem no início de Seu ministério, formou um grupo pequeno com os discípulos mais próximos, mais tarde chamados de apóstolos. A partir da morte, ressurreição e ascensão do Senhor Jesus aos céus os apóstolos se fortaleciam por meio desse grupo de apoio mútuo e, curados pelo Espírito Santo, compartilhavam a sua história. 

Os convertidos pelo testemunho apostólico seguiram o modelo e se organizaram em muitos grupos pequenos que se reuniam "todos os dias no templo e de casa em casa". Uma leitura cuidadosa da história da Igreja Primitiva nos fará ver que nos seus pequenos grupos - que hoje denominamos de células – aqueles irmãos cumpriam pelo menos sete propósitos fundamentais ainda encontrados em nossos dias: 

1- Fazer discípulos: Mateus 28.19-20

2- Desenvolver vida de oração: Atos 2.42

3- Estabelecer fortes vínculos de comunhão: Atos 2.42

4- Cumprir o ministério do "Corpo": I Coríntios 14.26

5- Oferecer cuidados pastorais: Mateus 9.35-38

6- Levantar novos líderes para a Igreja: II Timóteo 2.2

7- Praticar a evangelização: Atos 2.46-47 

Pelo exposto, creio que você concordará comigo: é bíblico e vale a pena pertencer a uma célula. Junte-se a nós! Continuemos a obra daqueles que nos antecederam. E façamos tudo com zelo, com prudência, dentro dos limites claros das Sagradas Escrituras e do bom senso. Célula é uma bênção de Deus para você e sua família!

Jonas Neves nasceu em Rolândia - PR, em 07 de outubro de 1953. Nascido em lar evangélico, entregou sua vida a Cristo aos sete anos de idade. Em 1973 foi para Belo Horizonte, onde, em 1977 graduou-se bacharel em Teologia pelo STEB-FATEBAN - Faculdade Teológica Batista Nacional. Por cinco anos foi seminarista da Igreja Batista da Lagoinha e dentre outras realizações fundou a Igreja Batista Getsêmani de Belo Horizonte - MG, a qual pastoreou por 4 anos. Em 1981 a Convenção Batista Nacional, CBN, o elegeu Secretario Executivo da Aliança Batista Missionária da Amazônia. Transferiu-se para Belém - PA com toda sua família. Até 1985 exerceu um ministério com muito sucesso. Estabeleceu igrejas, assentou missionários, implantou a estrutura da CBN, desde Rondônia até Piauí. Depois disso aceitou o convite da Igreja Batista da Lagoinha, Belo Horizonte - MG, e esta serviu por 15 anos como pastor. No Final de 1999 o Pr. Jonas Neves de Souza assumiu o pastorado da Igreja Batista do Povo, São Paulo - SP. É casado com Solange e tem cinco filhos: Aline, Ádila, Anny, Iva e Alisson. Tem cinco netos. &nbs

Siga-nos

Mais do Guiame