Barrinha de caramelo com amendoim

Barrinha de caramelo com amendoim

Atualizado: Quarta-feira, 26 Março de 2014 as 8:53

Barrinha de caramelo com amendoim

barrinha de caramelo com amendoimIngredientes
 
1 xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
2 ovos
½ xícara (chá) de açúcar
 
Recheio
2 xícaras (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
2/3 xícara (chá) de creme de leite fresco
150 g de manteiga sem sal
2 colheres (chá) de essência de baunilha
140g de amendoim torrado, sem pele e salgado
 
Cobertura
400 g (aproximadamente) de chocolate meio amargo para cobertura
 
Modo de preparo
 
Misture a farinha com o fermento e reserve. Em uma panela, misture os ovos com o açúcar, leve ao fogo baixo e mexa até dissolver. Tire do fogo e bata na batedeira até formar um creme espesso. Desligue a batedeira e com auxilio de uma espátula, acrescente metade da farinha com o fermento, quando estiver totalmente incorporado, acrescente a outra metade. Despeje em uma assadeira de 20 cm x 30 cm, forrada com papel manteiga e nivele bem a massa. Asse em forno pré-aquecido, a 190ºC, por cerca de 10 minutos (ou até que a superfície fique levemente dourada). Retire do forno e deixe esfriar completamente.
 
Recheio
Em uma panela, misture o açúcar, a água e leve ao fogo até ficar com cor de caramelo médio. Tire a panela do fogo e acrescente o creme de leite fresco, misturando com auxílio de um fouet. Adicione a manteiga, a essência e volte ao fogo até todos os ingredientes estarem bem incorporados e o caramelo estiver cremoso. Retire do fogo, deixe esfriar por no mínimo 30 minutos, acrescente o amendoim, mexa bem e despeje por cima da massa. Leve para a geladeira e deixe de um dia para o outro ou por cerca de 12 horas.
 
Cobertura
Desenforme o bolo, corte em barrinhas ou no formato que desejar. Derreta o chocolate no microondas ou no banho-maria, banhe cada pedaço colocando depois em uma folha de papel manteiga. Deixe descansar até o chocolate endurecer.
 
 
Com informações de: Mulheres

veja também