Bolo tropical de abacaxi com hortelã

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 12 Junho de 2014 as 10:18

Bolo tropical de abacaxi com hortelã

Ingredientes

Massa:
200 g de manteiga sem sal
360 g de açúcar
500 g de farinha de trigo
4 ovos (levemente batidos)
16 g de fermento em pó
2g de bicarbonato de sódio
1g de sal
290 ml de leite
3 g de essência de baunilha

Brigadeiro de hortelã:
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de hortelã fresca
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de manteiga

Calda de abacaxi:
300 g de abacaxi
60 g de açúcar

Creme de confeiteiro:

500 ml de leite
5 gemas
¾ xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
Brigadeiro trufado:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite em lata

Modo de preparo

Massa:
Numa tigela, peneire a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, o sal e reserve. Numa batedeira, coloque a manteiga e bata até ficar uma massa cremosa e suave. Gradualmente acrescente o açúcar, até ficar uma massa leve. Adicione os ovos aos poucos. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a mistura da farinha, alternando com o leite. Por último, adicione a baunilha. Para tingir a massa, utilize corantes em gel nas cores amarelo e verde. Separe a quantidade de massa que deseja tingir e misture aos poucos o corante, até que atinja a cor desejada. Coloque a massa para assar em aros ou fôrmas, forrados com papel manteiga. Leve o bolo para assar no forno pré-aquecido a 160ºC, por aproximadamente 25 minutos.

Bolo tropical de abacaxi com hortelãBrigadeiro de hortelã:
Leve ao fogo a água e as folhas de hortelã para ferver. Desligue o fogo e bata a mistura no liquidificador. Espere esfriar, coe a mistura e reserve o líquido. Numa panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o líquido de hortelã. Mexa até soltar do fundo e das laterais da panela.

Calda de abacaxi:
Descasque o abacaxi e corte em rodelas. Tire o miolo e corte fatias grandes. Coloque em uma panela o abacaxi e o açúcar. Quando começar a ferver, deixe por mais 5 minutos e desligue o fogo. Quando estiver frio, corte em pedaços para colocar no recheio do bolo.

Creme de confeiteiro:
Dilua o amido, a farinha e a metade do açúcar com um pouco do leite, até ficar liso e reserve. Misture o restante do açúcar com as gemas e acrescente na mistura de farinha. Leve ao fogo o restante do leite para ferver. Adicione um pouco do leite fervido à mistura de gemas e farinha e despeje todo o conteúdo na panela, misturando com o leite. Mexa sem parar até começar a engrossar. Passe o creme para um recipiente e imediatamente coloque um filme plástico na superfície para não formar casca.

“Brigaconfeiteiro”:
É uma mistura de brigadeiro com creme confeiteiro. A ideia é suavizar o recheio, deixando-o mais leve e cremoso. Use 50% da massa de brigadeiro para 50% da massa de creme confeiteiro.

Brigadeiro trufado:
Em uma panela, coloque os ingredientes e mexa até soltar do fundo e das laterais da panela. Para tingir a massa, misture o corante em gel na cor desejada. Para o bolo tropical, faça 1 receita para cada cor: verde, amarelo e azul. A parte branca da bandeira pode ser feita com pasta americana (faixa e estrelas)

Montagem:
Corte os bolos no tamanho desejado (molde retangular para formato de bandeira); Posicione uma base de bolo verde na tábua; Coloque o recheio de brigadeiro de hortelã num saco de confeitar c/ bico pitanga grande e faça a borda/lateral do bolo verde, formando uma cinta protetora. Preencha o meio do bolo com o brigaconfeiteiro; Coloque os pedaços de abacaxi na parte central; Posicione outra camada de bolo, com a parte lisa voltada para cima; Repita o mesmo processo para rechear. Finalize o bolo com 10 cm de altura. Para decorar a bandeira, utilize os moldes para marcar o centro da bandeira e o losango e preencha os espaços com as cores correspondentes de brigadeiro trufado, usando bico pitanga maior para o verde e menor para o amarelo e azul. Faça uma faixa branca com pasta americana e também corte estrelinhas, usando um cortador pequeno. Aplique por último a faixa e as estrelas.

 

 

Com informações de: Mulheres

veja também