Bolo Twix sem glúten/lactose

Bolo Twix sem glúten/lactose

Atualizado: Segunda-feira, 17 Março de 2014 as 11:50

Bolo Twix sem glúten/lactose
 
BOLO
30g de GORDURA DE COCO
30g de CREME VEGETAL SEM LEITE
60g de AÇÚCAR
1 OVO PEQUENO
1 colher de chá de EXTRATO DE BAUNILHA
50ml de LEITE DE COCO LIGHT
50g de FARINHA SEM GLÚTEN (eu uso Aminna)
50g de FARINHA DE AMÊNDOA
1 colher de chá de FERMENTO EM PÓ
1/8 colher de chá de GOMA XANTANA
 
bolo twixCARAMELO
1 xícara de LEITE DE COCO INTEGRAL
1 col chá EXTRATO DE BAUNILHA
160g XAROPE DE MILHO
200g AÇÚCAR
30g CREME VEGETAL SEM LEITE
30g GORDURA DE COCO
 
COBERTURA DE CHOCOLATE
150ml de LEITE DE COCO INTEGRAL
150g de CHOCOLATE SEM GLÚTEN SEM LEITE picado
 
Modo de preparo
 
BOLO
Pré-aqueça o forno a 170°C. Unte uma fôrma de bolo inglês de +- 20x10cm com creme vegetal e forre o fundo com papel manteiga.
Peneire as farinhas, o fermento e a goma xantana. Reserve.
Numa batedeira (de preferência com o batedor raquete) bata o creme vegetal, a gordura de coco e o açúcar por cerca de 2 minutos, até que comece a ficar claro e fofo.
Adicione o ovo em 2 etapas, batendo bem a cada adição, para que fique homogêneo. Adicione a baunilha e bata até incorporar. Diminua a velocidade para lenta.
Junte a mistura das farinhas alternadamente com o leite de coco em 3 etapas (começando e terminando com a farinha). Despeje a massa na fôrma preparada e leve ao forno por 30 min ou até que o teste do palito saia seco. Retire do forno e desenforme morno. 
 
CARAMELO
Forre o fundo e as laterais de uma forma de bolo inglês de +-20x10cm com papel manteiga (se você só tiver uma fôrma, terá que esperar desenformar o bolo para fazer o caramelo).
Aqueça o leite de coco, a baunilha, a gordura de coco e o creme vegetal. Reserve.
Numa panela de fundo grosso aqueça o açúcar e o xarope de milho, no fogo médio, sem mexer (se necessário, faça movimentos circulares com a panela), até que a mistura atinja 150°C.
Retire do fogo e junte a mistura de leite de coco aquecida- cuidado porque vai espumar bastante- é importante que a panela utilizada seja grande. Mexa bem até que tudo esteja homogêneo.
Volte para o fogo e deixe a mistura atingir 120°C. Despeje na fôrma preparada e deixe esfriar (quando chegar na temperatura ambiente, ponha na geladeira por uns 30 minutos).
 
COBERTURA DE CHOCOLATE
Derreta o chocolate e o leite de côco em banho Maria. Retire do fogo e deixe chegar a temperatura ambiente.
 
MONTAGEM
Retire o caramelo da geladeira- ele deve estar durinho. Desenforme e retire o papel manteiga – ele sairá com facilidade.
Coloque o bloco de caramelo em cima do bolo. Apare as extremidades do bolo + caramelo.
Corte esse “combo” bolo-caramelo ao meio, no sentido do comprimento – você terá 2 metades compridas. Depois corte cada uma dessas metades em 3, de modo a ter 6 retângulos de bolo-caramelo.
Cubra com a ganache e leve à geladeira por 2 horas para firmar. Antes de servir, retire da geladeira por cerca de 30 minutos.
 
 
Com informações de: Icoldkillfordesset

veja também