Confira algumas ideias inteligentes para utilizar forminhas de gelo

Saiba como aproveitar o recipiente de gelo para realizar outras praticidades para o dia a dia.

fonte: Guiame, com informações de MSN

Atualizado: Terça-feira, 3 Fevereiro de 2015 as 3:51

forma de gelo e suas utilidades
forma de gelo e suas utilidades

Em nossa casa, possuimos uma variedade de acessórios que são verdadeiras utilidades. Algo que fazemos sempre, pode se transformar em algo mais útil. Como é caso das forminhas de gelo, que podem render em 10 ideias de aproveitamento no dia a dia.

Para saber como preparar sobremesas, refeições, bebidas práticas, entre outras funcionalidades, confira as dicas.

Lindos cubos de gelo
Tão simplesmente para o prazer de nossos olhos e mudar a rotina, faça cubos de gelo colocando dentro flores comestíveis, pequenos frutos coloridos ou ervas que não alterem o sabor de sua bebida. Sucesso garantido!

Bombons
A ideia básica é derreter o chocolate de sua preferência, ao leite, meio amargo, amargo ou branco, colocar nas formas de gelo e acrescentar frutas, passas ou frutos secos e deixar esfriar. Depois é só saboreá-los quando der vontade. Uma outra ideia, para ser aproveitada principalmente no inverno, é fazer os cubos de chocolate puro. Depois basta colocar um numa caneca de leite bem quente e fazer aquele chocolate quente especial rapidinho.

bombom

Os sushis
Aviso para todos os fanáticos de sushis: você pode fazê-los com mais facilidade em casa e sabe porque? Usando simplesmente uma forma de gelo! Nada de máquina especial ou ser um perito em moldá-los... Uma forma de gelo funciona na perfeição. Basta você forrá-la com papel filme, encaixando-o bem nas curvas, colocar o salmão, o abacate, o queijo e por último o arroz. Aperte cada um com o dorso de uma colher e depois revire a forma sobre o prato.

Chá ou café gelado
Sobrou um pouco de café ou chá? Não jogue fora, congele-o nos cubos de gelo. Você pode tirá-los quando bem quiser, para fazer chás ou cafés gelados, batidos.

chá ou café gelado

Cubos de azeite e ervas
É uma ideia genial para conservar suas ervas aromáticas e aproveitá-las o ano todo. Mas também para fazer seus refogados rapidamente. Entretanto, é preciso usar somente ervas resistentes como o tomilho, o orégano, o alecrim e a sálvia, pois a cebolinha, a hortelã e a salsa são muito frágeis. Você deve lavar bem as ervas, já desfolhadas, secá-las e colocá-las na forma de gelo, preenchendo dois terços de cada compartimento, completar com azeite e levar a congelar. Depois é só retirar os cubos e colocar em sacos de congelamento.

Cubos de xarope
Eu acho que esta é uma das ideias mais conhecidas no mundo... Coloque seu xarope preferido nas formas e leve-as a congelar. Assim, em poucas horas, os cubos aromatizados ficam prontos para degustar uma bebida fresca e gostosa. Depois de congelados você pode conservá-los em sacos para congelamento.

As papinhas do bebê
Quando preparamos a comidinha do bebê em casa, sempre sobra um pouco. Aproveite para congelar as sobras de purê, sopinhas ou papinhas em porções nas formas de gelo. Uma vez congelados, desenforme-os e conserve-os em sacos de congelamento e use-os quando tiver necessidade.

Massa de biscoito
Se você não quer fazer muitos biscoitos e sua receita dá muitas porções, você pode conservar a massa restante para uma próxima vez. Coloque porções individuais nas formas de gelo e leve a congelar. Use depois as porções que lhe convierem. Nada mal como ideia, não? Você pode também preparar, da mesma maneira, os recheios de seus petits gateaux (cœur coulant) à base de coulis de frutas, ou misturas que você colocará no centro deles antes de levá-los a assar.

Os molhos
Quando preparamos um molho em casa, em geral sobra sempre um pouco. Melhor que guardá-lo por alguns dias na geladeira, é congelar a sobra na forma de gelo. Tire quando quiser usar. Quantas vezes precisamos apenas de um pouco de molho de tomate, por exemplo, para dar aquele colorido em um prato que ferve no fogão. Se temos já um cubinho congelado fica fácil, não? Da mesma forma o pesto também é muito utilizado e, se precisamos de maior quantidade, é só usar todos os cubos.

 

veja também