Esfiha de calabresa com catupiry

Prepare esfiha caseira para acompanhar o lanche da tarde.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 24 Novembro de 2014 as 2:35

Esfiha de calabresa com catupiry

Ingredientes

Massa:

4 tabletes (15 g) de fermento biológico fresco

500 ml de leite

3 colheres de sopa de açúcar

1 1/2 colher (chá) de sal

2 colheres de óleo

6 1/2 xícaras de farinha de trigo

Recheio:

3 linguiças toscanas frescas

1/4 de cebola

1 dente de alho

1 fio de azeite

Esfiha de calabresa com catupiryPARA O PREPARO:

Preaqueça o forno à 180 graus.

Começamos pela massa:

Em uma tigela coloque o fermento e amasse com um garfo, depois junte o leite e misture bem, junte o açúcar o sal e óleo, e mais uma vez misture todos os ingredientes.

Passe a mistura para a tigela da batedeira, junte a farinha aos poucos e bata com o gancho, apenas até a massa começar a ficar pesada, quando a batedeira começar a reclamar, tire… e passe para bancada.

Caso você não tenha esse tipo de batedeira que bate massa, use uma espátula, vá misturando a farinha, até virar uma massa, quando você também passa para a bancada.

Já na bancada já enfarinhada sove a massa até que ela fique assim, lisa.

Coloque em uma tigela untada com óleo e cubra com um pano de prato e deixe descansar, de preferência dentro de armário, longe da umidade e do vento.

Deixe descansar o tempo suficiente para fazer o recheio.

Vamos ao recheio, Abra a linguiça toscana e retire toda carne de dentro e solte com as mãos, ela fica parecendo uma carne moída, nessa hora eu costumo tirar alguns pedaços muito grandes de gordura.

Em uma frigideira coloque um fio de azeite, a cebola picada e o alho também picado, deixe suar, quando a cebola estiver transparente, junte a calabresa desconstruída e deixe fritar, quando estiver frita é que esta boa. Reserve.

Recheio pronto, voltamos para massa.

Divida a massa em porções de 40 gramas, nessa hora pesar as porções garante que suas esfihas ficaram todas do mesmo tamanho. E faça bolinhas com a massa, ou seja, boleia a massa, deixe a parte de cima o mais liso possível, isso vai garantir uma esfiha bem bonita :) coloque em uma assadeira untada com pouco óleo.

Depois de você ter dividido toda a massa, abra um circulo com a massa, como uma pequena pizza, coloque o recheio, um pouco da calabresa e um pouco de catupiry.

Feche dois lados formando um triângulo e depois feche o outro, fechando a esfiha, coloque na assadeira untada com pouco óleo, você pode escolher entre colocar o lugar que você fechou para baixo ou para cima, eu gosto dos dois.

Com a ajuda de um pincel, pincela, ovo sobre as esfihas. E asse.

Asse até que elas fiquem assim, lindinhas e moreninhas…

 

 

com informações de: Monta encanta

veja também