Espaguete com Catupiry

Sugestão de prato para saborear no meio da semana.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 15 Outubro de 2014 as 11:44

Espaguete com Catupiry

Ingredientes

Almôndegas
. 2 fatias de pão de fôrma, sem casca
. 4 colheres (sopa) de leite
. 2 colheres (sopa) de cebola bem picada
. 200g de carne moída
. sal e pimenta do reino a gosto
. 2 colheres (sopa) de azeite

Molho
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 1 cebola pequena picada
. 1 dente de alho amassado
. 3 tomates, maduros, com pele e com sementes, picados (cerca de 350g)
. 1 xícara (chá) de água
. sal a gosto

Montagem
. 200g de espaguete
. 1 sachê de requeijão catupiry (250g)
. meia xícara (chá) de leite (120 ml)

Espaguete com CatupiryModo de Preparo

Almôndegas
Numa vasilha, deixe de molho o pão picado no leite até que fique bem umedecido. Amasse com um garfo até obter uma pasta.

Junte a cebola, a carne e tempere com sal e pimenta a gosto. Amasse os ingredientes até obter uma massa de carne ligada. Divida a massa em porções de cerca de meia colher de sopa e enrole as almôndegas. Numa frigideira grande antiaderente, aqueça o azeite, acrescente as almôndegas e frite-as em fogo brando, até dourarem de todos os lados. Reserve.

Molho
Numa panela, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Junte o tomate e refogue demoradamente. Acrescente a água e tempere com sal a gosto. Cozinhe em fogo baixo, panela tampada, até o tomate desmanchar. No molho de tomate coloque as almôndegas reservadas (use também toda a gordura da frigideira) e cozinhe por cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino, se necessário.

Montagem
Cozinhe o macarrão conforme instruções da embalagem. Escorra o macarrão e reserve. Na mesma panela em que cozinhou a massa junte o requeijão e o leite. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o catupiry dissolver por completo. Junte o espaguete e misture para que fique bem envolvido no catupiry. Distribua o macarrão numa travessa e despeje por cima o molho de tomate com as almôndegas. Sirva em seguida.

Dica: Escolha tomates maduros para fazer o molho. Se, mesmo assim, ficar ligeiramente ácido, acrescente 1 pitada de açúcar.

Variação: Junte azeitona preta picada ao molho das almôndegas.


com informações de: Vila Mulher

veja também