Pão de framboesa e chocolate branco vira pudim delicioso

Receita preparada com frutas orgânicas

fonte: Guiame, com informações de GNT

Atualizado: Segunda-feira, 2 Fevereiro de 2015 as 8:37

Pão de framboesa e chocolate branco vira pudim delicioso
Pão de framboesa e chocolate branco vira pudim delicioso

Como fazer o pão:
Ingredientes:
350g de farinha de trigo
5 uvas verdes sem caroço
350ml de água
7g de sal
150g de gotas de chocolate branco
100g de framboesas frescas
Farinha de semolina

Modo de preparo:
Corte as uvas em pedaços grandes e misture-as com 250g de farinha de trigo. Priorize frutas orgânicas que não tem produtos químicos e fermentam melhor. Adicione a mesma quantidade de água e mexa para criar a massa. Despeje a massa em um pote e feche para que ela fermente. Depois de três dias descansando em temperatura ambiente, a massa vai ter crescido.

Descarte metade da mistura e ponha o resto em uma tigela. Adicione 100g de farinha e 100ml de água à massa e devolva ao pote, deixando a massa descansar por pelo menos mais 24 horas. Coloque 250g da massa em uma tigela e acrescente mais farinha e parte da água. Dissolva o sal no restante da água. Misture todos os ingredientes e sove por dez minutos.

Deixe a massa descansar em uma tigela untada até que dobre de tamanho. Acrescente gotas de chocolate branco e framboesas à massa, misturando até que estejam bem combinados. Polvilhe farinha em um banneton (cesta de vime) e coloque a massa para descansar, deixando o lado mais grosseiro para cima, coberta com plástico, por mais ou menos três ou quatro horas. Polvilhe a assadeira com farinha de semolina, deposite a massa e coloque para assar a 220ºC por 20 minutos. Em seguida, baixe para 190ºC por pelo menos mais 20 minutos.

Como transformar o pão em pudim:
Ingredientes:
450g de framboesas
350g de frutas vermelhas
150g de açúcar
Licor de framboesa
Manteiga

Modo de preparo:
Coloque framboesas e frutas vermelhas (a sua escolha) em uma panela, acrescentando açúcar e licor de framboesa. Aqueça a mistura até o açúcar dissolver e as frutas começarem a se desmanchar, formando uma espécie de compota. Retire a panela do forno e deixe esfriar. Fatie o pão em cerca de 8 fatias, tirando a casca.

Cubra uma tigela untada com as fatias do pão sem deixar espaço entre elas. Utilize pedacinhos do pão para cobrir buracos menores. Acrescente a compota de frutas e cubra com um pouco mais de pão. Embrulhe a tigela com filme de PVC e coloque um prato por cima. Deixe por algumas horas na geladeira e tire da tigela. Sirva com creme de chocolate branco e mascarpone.

Para preparar o creme de chocolate branco:
Ingredientes:
100g de chocolate branco
250ml de creme de leite
250g de mascarpone
1 colher (sobremesa) de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:
Derreta o chocolate branco em banho maria. Deixe esfriar um pouco e misture o creme de leite. Adicione o mascarpone e o açúcar de confeiteiro e misture.

veja também