Sete receitas para você comemorar o Dia da Pizza

Escolha algum dos sabores de Guilherme Lacerda

fonte: zh.clicrbs.com.br/

Atualizado: Quinta-feira, 10 Julho de 2014 as 3:50

pizzaHoje, 10 de julho, é Dia da Pizza. O que é melhor que uma bela pizza para comemorar essa data?

Guilherme Lacerda disponibilizou sua expertise em pizzas em sete deliciosas receitas. Confira:


Confit de Tomate

Ingredientes
Molho de tomate (aprox. 60g de tomates pelados amassados com a mão)
125g de tomates-cereja
1/2 cebola roxa
20g nozes
1 dente de alho
1 maço de alecrim
1 maço de tomilho

Modo de preparo
Em um refratário, coloque os tomates inteiros, o alecrim, o tomilho e o alho, cubra com azeite de oliva e leve ao forno a 80ºC por 2h. Depois, ponha a mistura sólida sobre o molho de tomate já espalhado sobre a massa de pizza, adicione as fatias de cebola e leve a pizza ao forno. Asse por seis minutos, no máximo, dez, a 320ºC no forno elétrico com pedra refratária. No forno convencional, o ideal é ficar algo entre 10min e 12min. Depois de tirá-la, mas apenas depois de tirá-la do forno, ponha as nozes por cima.

Dica do chef
O azeite utilizado na mistura lá no início fica aromatizado e pode ser usado sobre a própria pizza ou posteriormente em outras receitas. Não o ponha fora. Guarde e reaproveite!


Batata ao Alecrim

Ingredientes
Molho de tomate (aprox. 60g de tomates pelados amassados com a mão)
100g de mussarela
1 e 1/2 batatas cortadas em lâminas bem fininhas
70g de gorgonzola
1 maço de alecrim

Modo de preparo
Muito simples: molho disposto sobre a base e mussarela distribuída em cima dele, acrescente as rodelas de batata sobre o disco, espalhando, por fim e em cima de tudo, o gorgonzola e os galhinhos de alecrim. Depois, forno nela. Asse por seis minutos, no máximo, dez, a 320ºC no forno elétrico com pedra refratária. No forno convencional, na temperatura máxima, é ideal que ela fique em torno de 10min ou 12min e está pronta!

Dica do chef
O segredo desta pizza é, depois de cortar as batatas em lâminas muito fininhas, deixá-las de molho na água com 4 ou 5 colheres de vinagre por 30 minutos. Antes de usá-las, tirar o excesso de água.


Ratatouille

Ingredientes
Molho de tomate (aprox. 60g de tomates pelados amassados com a mão)
3 dentes de alho
3 cebolas
1 pimentão vermelho
3 berinjelas
1 abobrinha verde
1 abobrinha amarela
1 maço de tomilho
1 maço de salsa

Modo de preparo
Espalhe o molho vermelho sobre o disco e, feito isso, vá adicionando os ingredientes cortados um a um conforme desejar. Porém, respeite a ordem: pimentão e cebola ficam por cima. Quanto aos dentes de alho, macere-os e deixe marinando por um tempo. Depois, ponha sobre a pizza, junto ao molho. Com isso, leve a pizza ao forno! Asse por seis minutos, no máximo, dez, a 320ºC no forno elétrico com pedra refratária. No forno convencional, na temperatura máxima, o ideal é que ela fique algo entre 10min e 12min. Adicione o tomilho e a salsa quando tirar a pizza do forno. Isso também dará um cheiro maravilhoso ao prato e à cozinha.

Dica do chef
Antes de começar a receita, atenção às berinjelas: após fatiá-las, deixar no sal por 30min para desidratar.


Alho Poró

Ingredientes
1 alho poró
1 ovo
70g de creme de leite
60g de parmesão
60g de queijo gruyère
20g de manteiga
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Pra começar, faça uma espécie de uma pasta: misture todos os ingredientes após ralar os queijos, adicionar o ovo cru, a manteiga, o creme de leite e o alho poró já refogado em rodelinhas. Adicione a pimenta-do-reino a gosto. Feito isso, coloque essa pasta direto sobre a pizza, SEM o tradicional molho de tomate. Depois, asse-a por seis minutos, no máximo, dez, a 320ºC no forno elétrico com pedra refratária. No forno convencional, na temperatura máxima, o ideal é ficar algo entre 10min e 12min.


Mexicana

Ingredientes
Molho de tomate (aprox. 60g de tomates pelados amassados com a mão)
60g de feijão branco
50g de feijão rajado
5 cebolas roxas
2 pimentões vermelhos
2 pimentões amarelos
30g de azeitona verde
2 maços de salsa
Pimenta calabresa a gosto
Sal
Azeite de oliva (pouco, apenas para a mistura com os feijões)

Modo de preparo
Cozinhe os dois feijões separadamente, pois eles têm tempo de cozimento distintos. E não precisa ser em panela de pressão. Após estarem prontos, misture com azeite, pimenta calabresa, azeitonas e sal, e distribua tudo sobre o disco já com o molho de tomate espalhado sobre a base. Acrescente as fatias de cebola, os pimentões e leve a pizza ao forno. Asse por seis minutos, no máximo, dez, a 320ºC no forno elétrico com pedra refratária. No forno convencional, na temperatura máxima, o ideal é ficar algo entre 10min e 12min.

Dica de especialista
Quem gosta de coentro pode substituir pela salsa. A ideia é colocar assim que tirar a pizza do forno!

 

Dois Queijos

Ingredientes
100g de ricota
100g de gorgonzola
1 dente de alho
50g de creme de leite
2 maços de cebolinha francesa
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Não tem mistério: rale os ingredientes e misture tudo em um recipiente separado. O alho pode ir macerado ou cortado em lascas. Depois, é só colocar essa pasta diretamente sobre a pizza sem molho vermelho. Asse por seis minutos, no máximo, dez, a 320ºC no forno elétrico com pedra refratária. No forno convencional, na temperatura máxima, o ideal é ficar algo entre 10min e 12min. Na hora de servir, acrescente pimenta-do-reino e, claro, a cebolinha francesa cortadinha na hora.

 

Maçã Verde

Ingredientes
Molho de tomate (aprox. 60g de tomates pelados amassados com a mão)
100g de mussarela
70g de gorgonzola
1 maça verde com casca
20g de nozes
Cebolinha verde a gosto

Modo de preparo
Sobre o molho de tomate já passado no disco, acrescente a mussarela e o gorgonzola mesclados às fatias de maçã verde. Asse por seis minutos, no máximo, dez, a 320ºC no forno elétrico com pedra refratária. No forno convencional, na temperatura máxima, o ideal é ficar algo entre 10min e 12min. Adicionar as nozes e a cebolinha verde depois da pizza sair do forno.

 

veja também