Sopas fáceis para noites de inverno

As opções vão de sopa de lentilha até as de legumes, tomate, caldo verde e cebola e queijo.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 21 Agosto de 2014 as 2:21

Caldo verde

Ingredientes:

- 1 kg (quilo) de batata

- 1/2 kg de calabresa defumada

- 250 g de bacon

- 3 colheres de sopa de óleo

- 2 cubos de caldo de bacon

sopas- 1 cebola pequena

- 4 dentes de alho

- 1 molho de coentro

- 1 porção de couve (cortado bem fininho)

- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino

- Sal a gosto

Modo de fazer:

Descasque as batatas e leve para cozinhar. Corte a calabresa e o bacon em cubinhos. Pique todos os temperos separadamente. Frite a calabresa e reserve-a. Em seguida, frite o bacon e também deixei-o reservado. Quando as batatas estiverem cozidas, bata com água no liquidificador até formar um caldo grosso (reserve). Aqueça o óleo, frite a cebola - cortada em fatias - e acrescente o alho. Logo depois adicione os cubinhos de bacon e a pimenta.

Despeje o caldo batido (batata) na panela que contém os temperos e acrescente a calabresa e o bacon (fritos). Mexa o caldo para não grudar na panela. Quando ferver acrescente o sal (a gosto), o coentro e a couve. Sirva com vinagrete, torradas e patê.

sopas

Sopa de cebola

Ingredientes:

- 3 colheres (sopa) de margarina

- 2 cebolas picadas

- 2 cubos de caldo de carne

- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

- 50g de queijo parmesão ralado

- 1 litro de água

Modo de fazer:

Em uma panela, frite a margarina e a cebola - em fatias - por 10 minutos e mexa de vez em quando. Espere esfriar. Coloque-os no liquidificador e acrescente os demais ingredientes batendo por 5 minutos. Volte à panela despejando tudo o que bateu no liquidificador e cozinhe por 15 minutos em fogo baixo. Mexa de vez em quando. Retire e sirva em seguida.

sopa

Sopa de lentilha

Ingredientes:

- 1/2 kg de lentilha

- 1/2 litro de água

- 1/2 xícara (chá) de azeite

- 5 dentes de alho picados

- 2 cebolas picadas

- 2 tabletes de caldo de carne

- 100g de bacon picado

- Sal, pimenta-do-reino e cheiro verde a gosto

Modo de fazer:

Numa vasilha, coloque a lentilha e cubra com água. O ideal é que ela fique de molho por 24 horas. Mas se você tiver pressa, deixe por 3 horas (no mínimo). Adicione-a, então, numa panela para cozinhar, sem os temperos, por aproximadamente 40 minutos. Experimente o ponto ideal e, se quiser uma consistência mais macia, deixe cozinhar por um tempo maior. Quando a lentilha estiver quase pronta, prepare o tempero.

Pegue uma panela e coloque o azeite, o bacon e deixe dourar. Inclua a cebola, o alho e os caldos de carne amassados. Deixe apurar. Acrescente o tempero na lentilha cozida e misture bem. Depois, coloque pimenta-do-reino a gosto e deixe por mais alguns minutos para que a lentilha pegue o sabor do tempero. Prove o sal e, para terminar, acrescente o cheiro verde.

sopas

Sopa creme de tomate

- 20 ml de azeite extravirgem

- 50 g de bacon

- 1 cebola pequena

- 100 g de cenoura

- 50 g de salsão

- 900 g de tomate 'débora' (ideal para molhos e um pouco achatado nas extremidades)

- 200 ml de água

- 100 ml de creme de leite fresco

- Sal a gosto

- Pimenta-do-reino branca moída a gosto

Modo de fazer:

Em uma panela, coloque o azeite e refogue o bacon - cortado em cubos pequenos - até que esteja ligeiramente dourado. Reservar. Na mesma panela, descarte o excesso de gordura e refogue a cebola, a cenoura e o salsão cortados em pequenos pedacinhos. Adicione os tomates - cortados em cubos médios -, cubra com a água e cozinhe por cerca de 30 minutos.

Separe os sólidos dos líquidos. Coloque o primeiro grupo num processador para triturar e ajustar a consistência. Aos poucos, adicione o líquido do cozimento, até ficar cremoso. Peneire.

Volte à panela e acrescente o creme de leite, cozinhando por mais 5 minutos. Temperar com sal e pimenta. Decore com o bacon reservado.

sopas

Sopa de queijo no pão italiano

Ingredientes

- 1 unidade(s) de pão italiano bola

- 1 pacote(s) de mistura para sopa creme de queijo

- 150 gramas de cream cheese

- Queijo parmesão ralado

Modo de fazer:

Prepare a sopa de acordo com as instruções do pacote. Quando pronta, acrescente o cream cheese e mexa bem, deixando mais um pouquinho até que esteja dissolvido. Tire a tampa do pão, o miolo e coloque a sopa dentro do pão. Polvilhe parmesão e sirva em seguida.

sopas

Sopa cremosa de legumes

Ingredientes

- 3 batatas

- 2 cenouras

- 3 mandioquinhas

- 1 abobrinha

- 2 chuchus

- 1 cebola

- 3 dentes de alho

- 1 cubo de caldo de galinha

- 2 colheres de aveia

- ½ copo de macarrão tipo estrelinha ou letrinha (ou qualquer um de tamanho pequeno)

- sal a gosto

- salsinha a gosto

Modo de fazer:

Coloque todos os legumes - picados em tamanho grande - na panela de pressão. Acrescente a cebola e o alho (inteiros) e cubra com água. Cozinhe por cerca de 5 minutos (comece a contar o tempo depois que a panela começar a 'chiar') e desligue. Assim que sair a pressão, abra a panela e bata os legumes no liquidificador, até a mistura ficar homogênea e cremosa. Se necessário, acrescente um pouco de água, mas o ideal é utilizar a água que já está na panela.

Volte a mistura para a panela e ligue o fogo (em médio-alto). Acrescente a aveia, o caldo de galinha e o sal. Depois que estiver fervendo por 10 minutos, coloque o macarrão e espere o tempo indicado na embalagem para que ele cozinhe. Desligue o fogo, acerte o sal e adicione a salsinha.


com informações de: MSN

veja também