Suflê de frango sem glúten

Confira essa sugestão de almoço ou jantar rápido e sem glutén para a saúde.

fonte: Guiame, com informações de GNT

Atualizado: Segunda-feira, 19 Janeiro de 2015 as 12:31

Suflê de frango sem glúten
Suflê de frango sem glúten

Suflê de frango sem glúten

Ingredientes:
½ peito de frango desossado sem pele
2 xícaras (chá) de água
½ xícara (chá) de leite
¼ de xícara (chá) de vinho branco
½ xícara (chá) de queijo gruyère ralado (cerca de 50g)
½ cebola
4 ovos
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de manteiga
2 ramos de tomilho
1 colher (chá) de sal
Noz-moscada ralada na hora (a gosto)
Manteiga e fubá (para untar e polvilhar os ramequins)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa tábua, descasque e pique a cebola e o alho finamente. Para separar as claras da gema, quebre um ovo por vez sobre uma tigelinha e use as metades da casca para separar. Transfira a gema para outro recipiente e a clara para a tigela da batedeira. Repita o procedimento com o restante dos ovos – assim, se um ovo estiver estragado - você não perde toda a receita.

Corte o peito de frango em quatro pedaços, transfira para a panela de pressão e cubra com água. Feche a panela e leve ao fogo médio. Quando apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 4 minutos.

Desligue o fogo e, antes de abrir a panela, deixe toda a pressão sair. Se quiser acelerar o processo, levante a válvula com cuidado usando um garfo, mas saiba que isso pode diminuir o tempo de vida da panela. Transfira os pedaços de frango para uma travessa e desfie utilizando dois garfos.

Numa panela, leve a manteiga para aquecer em fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o alho e mexa por mais 1 minuto.

Acrescente o frango, tempere com o sal e as folhas de tomilho e misture. Junte o vinho e o leite, e mexa apenas para misturar. Tempere com a noz-moscada a gosto.

Abaixe o fogo e junte as gemas, aos poucos, sem parar de mexer - cuidado para que elas não cozinhem! Continue mexendo por cerca de 2 minutos até que a mistura engrosse e fique com aparência de mingau. Adicione o queijo e mexa apenas para misturar. Transfira para uma tigela grande para esfriar mais rápido.

Enquanto isso, com um pincel (ou papel toalha), unte a lateral de 3 ramequins com manteiga e polvilhe com fubá - a receita é para 2 porções, mas sobra um chorinho de massa para quem quiser repetir.

Na batedeira, bata as claras em neve. Atenção para o ponto: se as claras ficarem muito firmes, o suflê vai ressecar. Comece batendo em velocidade baixa e, quando espumar, aumente para média. Assim que as bolhas de ar próximas da parede da tigela sumirem e as claras ficarem marcadas pelo batedor, está pronto.

Com uma espátula, junte as claras batidas ao creme de frango e misture bem. Adicione o restante das claras, fazendo movimentos circulares, de baixo pra cima, delicadamente.

Preencha todo o volume de um ramequin com a massa de suflê e alise com a faca (ou uma espátula) para retirar o excesso. Passe o dedo polegar por toda a borda interna do ramequin para retirar um pouco mais de massa. Isso ajuda o suflê a crescer retinho. Repita com o outro ramequin e, no terceiro, coloque toda a massa que sobrar.

Transfira os ramequins para uma assadeira e leve para assar em forno preaquecido por 30 minutos, ou até crescerem e dourarem. Sirva imediatamente.

veja também