Tronco de Natal

Confira a receita de bolo enrolado sem usar a batedeira e fácil de preparar.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 18 Dezembro de 2014 as 10:19

Tronco de Natal

Genoise:
125 g de chocolate em barra meio amargo
4 ovos
50 g de farinha

Recheio:
1 lata de leite condensado
20 g de amêndoas (ou nozes) raladas
cerca de 2 colheres (de sopa)
20 g ou mais de chocolate em barra meio amargo
2 colheres (sopa) de manteiga

Cobertura:
150 g de chocolate ao leite (ou meio amargo)
50 ml de creme de leite fresco
1 colher (sobremesa) rasa de manteiga

Tronco de NatalModo de preparo

Etapa 1

Derreter o chocolate, em pedaços, em banho-maria e deixar amornar.

Separar duas claras que serão batidas em neve firme com uma pitada de sal. Colocar os dois ovos e as gemas restantes em uma tigela de bater bem. Acrescentar aos poucos a farinha, continuando a bater. Colocar o chocolate derretido e misturar bem.

Etapa 2

Preaquecer o forno a 150°. Forrar um tabuleiro médio com papel manteiga untado e colocar a massa. Levar a assar por cerca de 15 a 20 minutos.

Etapa 3

Enquanto isto, leve ao fogo o leite condensado, o chocolate (em pedaços), a manteiga e as amêndoas e faça um brigadeiro em ponto mais mole. Deixe esfriar.

Etapa 4

Quando a "genoise" estiver assada, desenformar ainda quente sobre outra folha de papel manteiga (untado ou polvilhado com açúcar) e enrolar como rocambole. Deixar esfriar enrolado.

Etapa 5

Para preparar a cobertura: picar o chocolate e levar a derreter em banho-maria. Colocar a seguir a manteiga e o creme de leite e deixar amornar.

Etapa 6

Quando o rocambole estiver frio desenrolar, espalhar o recheio e tornar a enrolar. Colocar no prato de apresentação e cortar as pontas. Com estes retalhos, formar dois rolinhos que serão colocados sobre o rocambole para imitar pedaços de galhos cortados. Cobrir com a ganache e fazer ranhuras com um garfo para imitar a casca do tronco. Pulverizar chocolate em pó, ou cacau em pó ou açúcar de confeiteiro (para imitar neve). Decorar com motivos natalinos a gosto.


com informações de: Receitas sem fronteiras

veja também