10 dicas para cabelos saudáveis sem precisar cortar

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 8 Agosto de 2014 as 10:49

Quer ter cabelos longos e saudáveis? Siga algumas rotinas de cuidados e, sem necessídade cortá-lo.

1. Dilua o shampoo

Os shampoos têm pH alto e provocam ressecamento se aplicados diretamente no fio. Além disso, a aplicação direta e recorrente na mesma região do couro cabeludo pode provocar caspa e seborreia. Coloque uma parte de shampoo para duas de água em um copo e aplique a mistura apenas na raiz, nunca no comprimento. A espuma que escorre para as pontas já é suficiente para limpar.

2. Capriche na aplicação do condicionador

O condicionador segue o processo inverso: deve ser aplicado sempre no comprimento, nunca na raiz, e pode agir por alguns minutos.

3. Hidrate sempre

Fios muito fragilizados pedem hidratação frequente, cerca de 2 vezes por semana; oleosos, uma vez por semana ou a cada quinze dias. Aplique o produto no comprimento e deixe agir de 3 a 5 minutos para máscaras e de 1 a 2 minutos para ampolas. Retire o produto, aplique o condicionador e finalize com um enxágue de água fria.

4. Use os dedos para desembaraçar

Com os dedos você sente a textura dos fios e reforça o condicionamento nas regiões mais ressecadas, além de desfazer os nós com menos força. Se você não dispensa a ajuda de uma ferramenta, invista em um pente de dentes largos.

cabelos saudáveis5. Abandone o silicone

O produto age formando uma película quase impenetrável sobre o cabelo e barra os nutrientes vindos de outros cosméticos. O efeito é o contrário do desejado: ressecamento e fios fragilizados. Aposte em óleos nutritivos e use um leave-in com proteção solar e térmica.

6. Evite penteados repuxados e elásticos desencapados

Eles favorecem a quebra e dificultam o crescimento do cabelo.

7. Corte a cada 2 ou 3 meses

A manutenção do corte deve ser feita com frequência. A ideia, claro, não é diminuir o comprimento – corte cerca de 1 ou 2 centímetros. De nada adianta demorar meses a fio para renovar o corte: as pontas duplas provocam a quebra de todo o comprimento do fio.

8. Aposte nas técnicas que eliminam pontas duplas sem diminuir o comprimento

Wilson Eliodorio indica a “Faxina”. O profissional corta os fios normalmente e faz uma escova. Com o cabelo já seco, retira cerca de um milímetro e meio das pontas.

Outra técnica indicada é a “Velaterapia”: as mechas são torcidas para que as pontas sensibilizadas fiquem em destaque e o profissional passa a chama de uma vela pelos fios. O fogo age selando as pontas e o cabelo fica mais encorpado. Uma máscara de vitaminas finaliza.

9. Escolha produtos com pH baixo se tiver coloração

Use os shampoos coloridos, como os roxos indicados para loiros, uma vez a cada quinze dias e deixe agir nos fios por no máximo 3 minutos. O pH alto do shampoo, somado aos corantes do produto, ressecam os fios. Uma saída é apelar para as máscaras coloridas, que podem agir por mais tempo – graças ao pH baixo – e ainda hidratam.

10. Fortaleça com aminoácidos, proteínas e queratina

Cabelos alisados ou com progressiva pedem reposição da massa perdida no procedimento químico. Escolha produtos que contenham aminoácidos, proteínas e queratina para garantir fios mais encorpados.

 

Com informações de: doce vida

veja também