Aprenda como fazer detox capilar pós-verão

Depois de tantos produtos, é hora dos fios respirarem e crescerem saudaveis.

Fonte: Guiame, com informações de GntAtualizado: terça-feira, 24 de março de 2015 às 15:08
Detox capilar
Detox capilar

O verão foi intenso de muito sol, cloro de piscina e com isso, algum dano pode ter causado aos fios. Apesar dos bloqueadores para proteger os fios e dos hidratantes, os resíduos destes produtos podem agora estar prejudicando a saúde do seu couro cabeludo. 

“Depois de abusar dos produtos no verão, o ideal agora é limpar os fios que estão pesados e sujos, com excesso de resíduos”, indica Marina Marques, do Crystal Leblon. Mas a limpeza não pode ser feita de qualquer jeito. “É preciso esfoliar o couro cabeludo com produtos calmantes que não danifiquem os fios, como xampus naturais, com pouca concentração de sulfato”, explica a terapeuta capilar.

Máscaras, cremes de tratamento e a água termal também são bem vindos e funcionam para os diferentes tipos de cabelo. Marina recomenda os produtos à base de proteínas, mas até as máscaras instantâneas, que agem em poucos minutos, ajudam no processo de recuperação. Cabelos relaxados ou alisados, no entanto, precisam de atenção redobrada. “Neste caso, busque tratamentos específicos para seu tipo de cabelo, que contenham ativos nutritivos como óleo de abacate e queratina”, indica Daniele Nascimento, técnica da Embelleze

A cauterização e os tratamentos ricos em queratina devolvem a elasticidade aos fios, enquanto o banho de brilho com tonalizante devolve o viço aos cabelos coloridos que estão opacos. “Xampus hidratantes, com pH mais baixo, são ideais para as fibras ressecadas, já as madeixas oleosas devem ser lavadas com água fria e, a cada 15 dias, com xampu de limpeza profunda”, ensina Daniele. Mas atenção na escolha do xampu. “Os produtos anti-resíduos podem ser perigosos”, alerta Marina. “Eles ressecam e detonam ainda mais os cabelos”, explica.

Léo Lima, do Walter's Coiffeur, vai além e indica uma seleção de tratamentos intensivos para tratar os fios e recuperá-los em um mês. “A primeira semana é hora de fazer um tratamento de choque. A cauterização a frio dá à fibra capilar tudo o que ela precisa, como nutrição, hidratação, reconstrução e reposição de queratina”, explica.

Para manter o resultado na segunda semana, o hairstylist sugere um mix de ampolas de acordo com a necessidade de cada fibra. “Nas últimas semanas o tratamento pode ser mais leve, com a aplicação de máscaras capilares que devem agir por cerca de dez minutos. Para obter o resultado do vapor do salão em casa, umedeça uma toalha e esquente-a por cinco minutos no micro-ondas”, ensina o hairstylist.

Cabelos devidamente hidratados? Não estrague tudo com secadores e modeladores. Evite-os, ou pelo menos proteja-se deles, para os fios não ficarem ainda mais fragilizados. Produtos anti-frizz e que segurem a umidade dos cabelos durante o dia são essenciais para manter todo o seu esforço em recuperar os fios

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições