Conheça os tipos de finalizadores e saiba qual o melhor para seu cabelo

Especialista explica os tipos de finalizadores e o mais indicado

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 3 Setembro de 2014 as 9:41

Os finalizadores de cabelo passaram por um processo de reformulação e inovação. Antigamente os chamados leave-in (creme sem enxágue para pentear) eram pesados e não davam o efeito que as mulheres tanto procuravam para os fios. Hoje em dia, o produto é indispensável na hora de secar o cabelo. Afinal, eles ganharam múltiplas funções, inclusive, a de nutrir e proteger os fios. Um exemplo é o protetor térmico, que ajuda a combater os danos causados pelo ar quente do secador.

Além disso, os finalizadores agora possuem ações diferenciadas para os cabelos, como os cremes contra frizz [para fios arrepiados] e spray com água marinha, que te permite conquistar o mesmo efeito que só a água do mar traz ao cabelo etc. A verdade é que tudo isso surgiu para facilitar a vida das mulheres. No entanto, para que você desfrute dos benefícios desses produtos, basta identificar qual é o mais indicado para o seu tipo de cabelo, ou o que você deseja fazer com ele.

A dica é evitar a aplicação dos finalizadores na raiz do cabelo. Para explicar os tipos de finalizadores, o hairstylist Rodrigo de Almeida Moraes explica.

“Caso o seu cabelo seja crespo ou cacheado, uma boa opção é apostar num modelador de cachos para deixá-los mais comportados e evitar o frizz. No entanto, durante a aplicação, amasse os fios com as mãos. Pode usar mousse também e, se tiver tempo disponível, ajeite o cabelo com um babyliss. A mousse também é uma boa alternativa para quem tem os fios lisos, pois ele proporciona volume”, explica o profissional.

finalizadoresLeave-in

Também conhecido como creme de pentear, o leave-in tem consistência cremosa e é muito usado logo após o banho. Funciona como um hidratante sem enxágue e ajuda a modelar os cabelos no dia a dia. A função é hidratar, disciplinar e reduzir o efeito frizz [fios arrepiados]. Pode ser usado em cabelos lisos ou cacheados, de qualquer comprimento. A aplicação deve ser feita nos fios úmidos, retirando apenas o excesso de água com uma toalha. Coloque a quantidade equivalente ao tamanho de uma pérola nas mãos e aplique por todo o comprimento, evitando a raiz. O cabelo vai ganhar um toque de brilho, com aspecto sedoso e maleável, sem fixação forte.

Ativador de cachos

É possível encontrar fórmulas hidratantes e de consistência cremosa ou fluida. E para quem não conhece o produto, ele é um ativador de cachos e ajuda a soltar, definir e controlar esse tipo de fio. Para usar basta retirar o excesso de água com a toalha e aplicá-lo. O ativador pode ser usado também nos cabelos secos e é perfeito para as mulheres que gostam do efeito de brilho molhado.

Em fios mais longos, uma bolinha do tamanho de uma noz é o suficiente para modelar os cachos. Aplique o produto primeiro nas mãos, e depois vá amassando o cabelo, das pontas para o meio, sem chegar à raiz.

Sérum

Ele é bem parecido com o reparador de pontas e, além disso, ajuda a controlar e disfarçar pontas duplas, bem como a reparar e finalizar as os fios do cabelo conferindo mais brilho, maciez e até definindo melhor o estilo do corte. O produto também auxilia na redução do frizz.

Quer usá-los? Dê apenas duas borrifadas na mão, para cabelos longos, e espalhe no comprimento dos fios, sem ter contato com o couro cabeludo. Evite excessos para o cabelo não ficar com uma aparência oleosa e deixe secar naturalmente.

Spray fixador

De fixação leve, média, forte e extraforte, o spray fixador é bastante usado para finalizar penteados mais elaborados. Ideal para quando precisamos de um cabelo mais firme, compacto e polido. O spray fixa melhor o penteado, elimina o frizz e mantém a estrutura do cabelo por mais tempo. Na hora de usar, não exagere na quantidade, três a quatro borrifadas no comprimento do cabelo são suficientes. Mas faça isso sempre numa distância de 30 cm da cabeça.

Spray de brilho

Para dar vida aos cabelos ressecados e opacos, uma alternativa é o spray de brilho. Geralmente, o produto é um fluido produzido com silicone, ideal para finalizar escovas e proporcionar brilho. Também é indicado para ser usado depois de fazer a escova, conferindo uma textura mais maleável.

Spray com água marinha

Para quem deseja conquistar aquele efeito amassado no cabelo e que a gente só consegue ter quando sai da água do mar, uma boa notícia. Esse tipo de spray consegue reproduzir o mesmo efeito com a diferença de não ressecar o cabelo, o que acontece com a água do mar.

O produto pode ser aplicado nos fios ainda úmidos ou secos, mas neste caso evite exagerar na dose.

Protetor térmico

Ideal para quem usa secador, chapinha e babyliss, o produto é ativado pelo calor. Ele deve ser aplicado nos fios ainda úmidos para protegê-los. Alguns dos produtos possuem ainda ação nutritiva e ajudam a manter o efeito do penteado por mais tempo.

Na hora de usar, pegue uma quantidade semelhante ao tamanho de uma pérola. Use as mãos para aplicar o produto e faça isso apenas no comprimento, sem atingir a raiz. Depois, use um pente para espalhá-lo ao longo do cabelo. Caso você exagere na quantia do protetor, passe um pouco de ar quente do secador para evaporá-lo.

O protetor térmico pode ser usado em todos os tipos de cabelos.

Mousse

Para quem tem o cabelo fino, a mousse é uma boa opção. Isso porque a espuma ajuda a hidratar os fios ressecados, fixar, modelar e dar ou tirar volume. Ele é indicado para todos os cabelos e tipos de finalização, como modelar melhor os cachos, definir desfiados curtos, usar despojado e proporcionar efeito bem natural. Quer mais uma dica? Se usado em grande quantidade, proporciona um efeito de brilho molhado.

Na prática é fácil: a mousse pode ser aplicado nos fios úmidos ou secos, e o efeito será diferente em cada processo. Se for aplicado antes do secador, por exemplo, ele vai definir melhor os cachos - no caso de quem já tem. Se ficar para depois, dará um efeito sexy ao cabelo com movimento.

O ideal, portanto, é aplicar o equivalente a uma bola de tênis nos fios. E para espalhar a mousse use as mãos ao longo dos fios, começando do meio para as pontas, sem atingir a raiz. A secagem pode ser natural, ou com difusor, sempre amassando o cabelo para ressaltar os cachos que serão formados. O resultado sem o uso do secador costuma ser melhor.


com informações de: MSN

veja também