Conheça as possíveis causas e prevenção da calvície

Saiba as diversas causas e como se prevenir

Fonte: Guiame, com informações de Bem SaúdeAtualizado: sexta-feira, 23 de outubro de 2015 às 12:39

Cabelos caindo constantemente? Pode ser calvície. Em mulheres, a queda de cabelo costuma ser comum, devido os procedimentos capilares e tratamentos realizados nos fios em busca de brilhos e maciez. Porém, a calvície pode resultar em diversos fatores.

Genética, estresse, problemas hormonais ou de tireóide, questões nutricionais e dietas radicais, medicamentos, sao alguns.

A calvície, cientificamente denominada Alopécia, é a redução parcial ou total de cabelos que pode ocorrer em ambos os sexos. Os primeiros sinais de calvície são o afinamento dos fios, ou a substituição dos fios por fios cada vez mais finos e menores até a interrupção do crescimento.

A progressão do problema leva à rarefação dos fios, aumento da região frontal da cabeça (popularmente denominada testa) devido ao afastamento da linha de implantação dos cabelos. Os casos mais avançados de calvície se caracterizam pela ausência de cabelos na parte superior e frontal da cabeça restando apenas cabelos nas áreas laterais e posterior.

Problemas relacionados a uma alimentação incorreta, ou mesmo a higiene inadequada do couro cabeludo pode causar a calvície. O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo, e esses podem ser fatores que levam a queda de cabelo.

O uso excesso de fixadores (gel de cabelo), o uso contínuo de secadores e os banhos com água muito quente provocam o aumento da oleosidade, fator que leva à queda dos fios. Alterações no couro cabeludo, devido a tratamentos no cabelo como tingimentos, alisamentos ou permanentes, também, são causas da calvície.

A alteração dos níveis hormonais pode levar até a calvície total. Nos homens com predisposição a testosterona pode agir sobre os folículos capilares promovendo inicialmente o afinamento, posteriormente a diminuição de crescimento e por fim a queda parcial ou total dos cabelos. Nas mulheres alterações hormonais, principalmente na menopausa, podem causar rarefação.

O tratamento médico pode auxiliar a identificação das causas e soluções para a calvície. A redução da queda dos cabelos pode ser obtida se seguido corretamente as orientações do dermatologista.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições