Coreanas vivem pressão em busca da beleza

Fotógrafa registra pós-operatório de jovens que se submeteram a cirurgia plástica

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 4 Abril de 2014 as 2:48

A cirurgia plástica vem sendo a principal alternativa para quem deseja mudar o visual. Técnica usada por muitas famosas e até jovens, como as sul-coreanas, que vivem pressão em busca da beleza. A fotógrafa Ji Yeo, da série "Sala de Recuperação da Beleza", baseada no formato americano, mostra o sacrifício físico a que mulheres na Coreia do Sul têm se submetido para aderir à pressões sociais de alcançar um tipo de beleza mais ocidental.

cirurgia plásticaEla registra o pós-operatório de mulheres que se submeteram a cirurgias plásticas, algo que se tornou parte integrante da cultura atual da Coreia do Sul, visto como um passo fundamental no processo de 'melhoria de si mesma'.

Suportar contusões, "entrar na faca", receber diversas anestesias, cicatrizes, são os riscos submetidos da extravagância. 'Todas essas mulheres passaram por diferentes procedimentos e têm planos para outros no futuro', contou Yeo à BBC Brasil.

Ela ainda explica. "A Coreia do Sul vive uma cultura em que o homem é julgado por sua situação financeira e as mulheres por sua beleza. Devido a essas pressões culturais, a sociedade coreana é hoje movida à beleza, onde pessoas são julgadas mais por sua aparência do que por seu caráter", explicou Yeo à BBC Brasil.

Yeo conta que todas essas mulheres têm musas em quem elas se inspiram. Todas ocidentais. 'Uma quer ter os olhos de uma celebridade, a outra o nariz, os seios e a testa. É muito comum pacientes levarem fotos das mulheres famosas para mostrar quem elas desejam ser', ela disse à BBC Brasil.

Para ela, "o resultado do projeto confronta o espectador com uma mistura de julgamento e empatia. 'Nosso desejo de ser amado e valorizado juntamente com a nossa insegurança. Minhas imagens são uma afirmação, uma pergunta, um argumento e um desafio."

 

Com informações de: MSN

veja também