Descartadas, madeira vira óculos

Fonte: guiame.com.brAtualizado: quarta-feira, 13 de agosto de 2014 às 16:20
óculos de madeira
óculos de madeira

Que madeira serve para produzir mesas, cadeiras, lápis e uma infinidade de matéria-prima, todos já sabem. A aposta de um grupo de estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro aposta em madeira descartada na natureza para fabricar óculos. Os pedaços de madeira são recolhidos nas ruas da cidade maravilhosa.

óculos,madeira,modaOs óculos foram apelidados de Zereses, que mesclam uma alternativa ecologicamente correta para a fabricação de novos produtos com um olhar diferenciado sobre a capital fluminense e os itens que, por vezes, acabam se tornando parte da cidade.

Um estrevista dado ao jornal O Globo, os jovens designers explicam que o projeto modificou a forma como veem o Rio de Janeiro. Hoje, eles sempre estão atentos às caçambas espalhadas por diferentes bairros à procura de boa madeira.

Apesar de serem descartados, os pedaços de madeira coletados do lixo se tornam artigos caros. Para que isso fosse possível, eles contaram com o apoio da empresa Matéria Brasil, que possibilitou um aumento expressivo na produção. Assim, os pedaços de madeira passam por uma série de maquinários, até se tornarem placas cortadas e coladas na forma dos óculos.

Para promover ainda mais a sustentabilidade, os designers criaram um “selo de origem”. Assim sendo, os óculos feitos com a madeira do lixo, sempre têm em suas hastes o nome da rua em que o material foi encontrado.
Atualmente a empresa comercializa sua linha de óculos em lojas de marcas que carregam o mesmo conceito de inovação e moda, entre elas estão: Farm, Coletor, Novo Desenho, Addict, entre outras. A coleção também está disponível através da página da Zerezes no Facebook. O preço médio dos óculos completos é de R$ 395.

óculos,madeira,moda
Com informações de: Mercado etico

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições