Dicas para saber a hora certa de aplicar os cosméticos

Para não errar na maquiagem, aprenda a hora certa de aplicar sombra, corretivo, entre outros produtos.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 15 Setembro de 2014 as 1:40

A bolsa da mulher vaidosa, que não exita em sair de casa sem um cosmético na bolsa, tende a se complicar na hora da aplicação de cada produto. A hora e o jeito de aplicar fazem toda diferença e é preciso dicas para não se perder.

“A ordem de aplicação dos produtos interfere sim no resultado. A maneira da aplicação deve ser estabelecida para melhor absorção. Antes de tudo, temos que fazer a higiene da pele com sabonete adequado duas vezes ao dia, uma pela manhã e uma a noite”, explica a dermatologista clínica e cirúrgica Carla Bortoloto.

Confira a dica de cronograma para seguir a risca a aplicação de base, corretivo e sombra, por exemplo.

maquiagemPELA MANHÃ
o primeiro passo ao acordar é limpar bem a sua pele, o que vai garantir a retirada dos ativos usados durante a noite e ajudar na melhor penetração dos produtos para o dia. “Alguns produtos são contraindicados com exposição solar, e além disso deixar todos os componentes em contato com a pele por muito tempo pode gerar um DANO CUMULATIVO, produzindo oxidantes e causando o envelhecimento precoce”, revela

Inicie passando um sabonete específico para o rosto e seu tipo de pele, lavando bem. O TÔNICO DE LIMPEZA também é uma ótima pedida após essa lavagem, já que vai tirar profundamente as impurezas e preparar melhor a pele. Passe em seguida o seu produto com ativo escolhido, como a vitamina C, e aguarde. “Espere entre 10 e 20 minutos para que ele seja absorvido e só depois passe o PROTETOR SOLAR, que pode estar na base ou, caso seja um produto separado, deve ser passado antes dela”, ensina.

NO ALMOÇO

Vai sair para almoçar? Então é hora de reaplicar seu filtro solar. “O correto seria reaplicar a cada duas horas, mas como nem todos seguem isso a risca, pode aplicar novamente antes de se expor outra vez ao sol, no horário do almoço”, indica.

Como nem sempre é possível retirar a maquiagem ou reaplicar a base com proteção, agora existe um produto que é de grande ajuda nessas horas: o PROTETOR EM PÓ. “Existem várias marcas no mercado em forma de pó compacto, que vão tirar o brilho do rosto e ainda dar a proteção solar que você precisa. O ideal é usar às 12h e por volta das 15h”, afirma o dermatologista com prática em oxidologia AMILTON MACEDO.

Antes de dormir

Minutos antes de deitar-se, é hora de fazer outra boa limpeza na pele. “Lave novamente com o sabonete, demaquilante e após isso o tônico de limpeza. Então aplique os ativos noturnos no rosto e ao redor dos olhos e deixe agir durante toda a noite”, aconselha. A ESFOLIAÇÃO com produtos específicos para essa finalidade, que vão garantir ainda mais absorção, podem ser feita duas vezes por semana.

ATIVOS PARA O DIA E PARA A NOITE

São tantos os produtos de beleza disponíveis que é comum ficar com dúvida do que pode ser aplicado em cada parte do dia, mas acertar é mais fácil do que parece. “Alguns ativos devem ser usados durante a noite porque têm ação FOTOSSENSIBILIZANTE, como a HIDROQUINONA e outros ácidos para CLAREAMENTO DA PELE. Eles têm reações com o sol, como formação de mais manchas e processos alérgicos em geral, incluindo até mesmo queimaduras. Então produtos para clarear apenas a noite”, alerta Macedo.

Apesar dos ácidos serem associados ao uso noturno, não é sempre que eles precisam ser evitados, o que vai fazer com que sejam usados ou não será a sua finalidade. “Os ácidos, quando SOMENTE PARA HIDRATAÇÃO, podem ser usados durante o dia sem problemas. Os que têm ação de antioxidação da pele, como a vitamina C, OTZ e até o ácido hialurônico podem ser aplicados em qualquer horário do dia”, fala o especialista.

 

com informações de: Daquidali

 

veja também