Evite certos hábitos do dia a dia que prejudicam sua pele

Evite certos hábitos do dia a dia que prejudicam sua pele

Atualizado: Quinta-feira, 13 Março de 2014 as 10:35

Muitas vezes não percebemos nossos hábitos do dia a dia e com isso, prejudicamos a parte mais sensível do nosso corpo: a pele. 

Certos hábitos são fáceis de evitar e retardar o envelhecimento da pele, antes que seja tarde. Saiba como:

cuidados com a peleVício do cigarro
conhecido vilão tem componentes que quebram as fibras elásticas da pele e estimulam a produção de radicais livres. Segundo estudo da Universidade de Nagoya, no Japão, descobriu que fumar causa uma perda de até 40% no colágeno, além de ressecar a pele e impedir sua oxigenação. Como os danos são irreversíveis, aqui a solução é uma só: abandonar o hábito.
 
Maquiagem
O uso da maquiagem não é o problema, desde que ela seja específica para a sua pele. Isso significa ter propriedades hidratantes, se a pele for seca, e ser livre de óleo (ou "oil free") se for oleosa. Mas é preciso tirar o make antes de dormir. Caso contrário, os poros ficam obstruídos e a pele não recebe oxigênio, o que causa ressecamento, o arqui-inimigo da pele linda. Use tonificantes menos agressivos, ou seja, sem álcool.
 
Beber álcool em excesso
O hábito colabora para a formação de linhas de expressão. Ele, aliás, traz outras consequências, como a desidratação da pele e a formação de radicais livres. Siga a recomendação da dermatologista: "Se for beber, sempre alterne um copo de bebida alcoólica com outro de água". Se você adora um drinque, fique ao menos dois dias na semana sem ingerir álcool.
 
Má alimentação
Tudo o que comemos influencia nossa saúde. Com as rugas, acontece o mesmo. Produtos industrializados e gordurosos inflamam as células e pioram a pele. "Após os 40 anos, temos de aumentar a ingestão de proteínas para estimular a produção de colágeno", diz a médica. Peixes frescos de água salgada, como atum, e alimentos verde-escuros ajudam nessa missão.
 
Proteção para pele
A exposição ao sol destrói a produção de colágeno e as fibras da pele, causando marcas permanentes - leiam-se rugas. A boa notícia é que a solução é fácil e acessível: é só usar filtro solar (com FPS 30, no mínimo) todos os dias.
 
 
 
Com informações de: M de Mulher

veja também