Marca de departamento retira das lojas camiseta que lembra uniforme de campo de concentração

Zara retira camiseta com símbolo de uma estrela que lembra uniforme de campo de concentração das lojas

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 27 Agosto de 2014 as 2:51

A loja de roupas e acessórios Zara, de propriedade da espanhola Inditex, suspendeu nesta quarta-feira a venda de um top infantil listrado decorado com uma grande estrela de seis pontas depois que a peça foi comparada aos uniformes usados por judeus em campos de concentração da Alemanha nazista.

A camiseta, que tinha listras azuis e brancas horizontais, estava à venda na Internet em três países europeus, mas não em Israel, informou uma porta-voz da Inditex. A semelhança não foi intencional e o modelo foi inspirado em astros de filmes clássicos de faroeste, afirmou ela.

uniforme de campo de concentraçãoPoucas horas depois de a peça ser colocada à venda, alguns jornais notaram a semelhança e mensagens criticando o modelo foram publicadas no Twitter.

“A camiseta tem uma grande estrela de seis pontas no lado superior esquerdo, lugar exato em que os nazistas forçavam os judeus a usar a Estrela de Davi”, escreveu o jornal israelense Haaretz, dizendo que a peça é “uma reminiscência assombrosa de uma era mais sombria”.

Em seu site, o Haaretz mostrou uma foto de parte de um uniforme usado pelos prisioneiros de Auschwitz em que se vê um agasalho com listras verdes e brancas e uma estrela amarela abaixo do ombro esquerdo com a palavra “Jude”, judeu em alemão.

 

 

 

 


com informações de: MSN

veja também