Micropigmentação de sobrancelhas: conheça mitos e verdades

Apesar de ser encontrada com muita facilidade no mercado estético, a micropigmentação é uma técnica que exige cuidados.

fonte: Guiame

Atualizado: Quinta-feira, 30 Junho de 2016 as 8:40

A micropigmentação consiste em implantar pigmentos na derme (pele), desenhando as sobrancelhas. (Foto: Reprodução)
A micropigmentação consiste em implantar pigmentos na derme (pele), desenhando as sobrancelhas. (Foto: Reprodução)

Cada vez mais mulheres buscam a micropigmentação para embelezar o olhar. Também conhecida como maquiagem semipermanente, a técnica consiste em implantar pigmentos na derme (pele), desenhando as sobrancelhas.

Apesar de ser encontrada com muita facilidade no mercado estético, a micropigmentação é uma técnica que exige cuidados. “Antes de realizar o método, é importante pesquisar e procurar informações sobre a técnica, além de procurar lugares especializados e confiáveis. Afinal, a sobrancelha confere toda a expressão facial das pessoas e um erro pode acarretar em transtornos e infelicidade por algum tempo”, afirma Luzia Costa, especialista em estética e fundadora da Sóbrancelhas.

Conheça os mitos e verdades sobre o procedimento, esclarecidos pela especialista:

A micropigmentação é definitiva.

MITO. A micropigmentação não é definitiva, tem a durabilidade média de 8 meses a 2 anos, dependendo dos cuidados e tipo de pele, pois a penetração do pigmento é feita numa camada superficial da pele e após algum tempo perde coloração. Um erro muito comum é confundir esse processo com a hena, que é apenas uma tintura aplicada sobre a pele, sem penetração com agulhas, resultando em uma durabilidade muito menor.

Antes do procedimento, é necessário anestesia.

MITO. O procedimento, ao contrário do que muitos pensam, incluem agulhas, porém não necessita de anestesia injetável, apenas uma pomada anestésica no local. Durante o processo é possível sentir um leve formigamento, mas nenhum desconforto que seja insuportável.

A pele interfere no resultado

MITO. Não existe um tipo de pele mais indicada, qualquer pessoa que deseja realizar a micropigmentação pode fazer. Apenas as pessoas alérgicas que possuam, maior sensibilidade ao pigmento, com tendência a ter quelóides ou que estão sob alguns tratamentos médicos devem procurar uma avaliação e autorização médica.

A micropigmentação é fiel ao design natural

VERDADE. “Muitas mulheres chegam com fotos de celebridades e pedem para que o procedimento deixe suas sobrancelhas iguais, porém o design deve ser pensando e desenvolvido em perfeita simetria com o rosto da paciente, assim é possível evidenciar e valorizar os pontos fortes da face. Nem sempre o estilo de sobrancelha daquela famosa vai combinar com o rosto que se apresenta, por isso o conhecimento e expertise do profissional são imprescindíveis para auxiliar e ajudar a paciente a entender a dinâmica do processo”, afirma Luzia.

Cuidados

Dentre os cuidados pós procedimento deve-se ressaltar não tomar sol, nem raios UVA/UVB na primeira semana, e depois desse primeiro período usar bloqueador solar para evitar alteração da cor. Outra dica importante é não molhar a região com água quente, usar sabonete durante os três primeiros dias e não frequentar locais como: praias, saunas e piscinas.

veja também