O caminho para um bronze perfeito

O caminho para um bronze perfeito

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:36

Quer desfilar na praia moreníssima de forma segura e saudável? Veja o que pode ajudá-la a conquistar aquela cor dourada antes mesmo de estender a canga  

Prato iluminado

Incremente seu cardápio com alimentos vermelhos e alaranjados: beterraba, cenoura, tomate, abóbora, laranja, morango, manga e mamão. Eles são ricos em carotenos, substâncias que ajudam a acelerar o bronzeado.

Adeus, células mortas

Faça uma esfoliação duas semanas antes de se expor ao sol. Os produtos granulados ou à base de alfa-hidroxiácidos removem as células mortas, favorecendo um bronze uniforme e de longa duração, além de proporcionar uma melhor absorção do hidratante. Você pode usá-los antes ou durante o banho, com a pele úmida, uma vez por semana. Aplique com movimentos circulares no corpo todo, caprichando nos joelhos e cotovelos.

Sol em pílulas

Tome cápsulas antioxidantes com carotenos na formulação pelo menos um mês antes da temporada de praia. Estudos científicos demonstram que, além de estimular o bronzeado, esse tipo de suplementação oral também melhora a defesa da pele aos raios solares.

Tom turbinado

Use um acelerador de bronzeado 15 dias antes da primeira exposição. Ele contém tirosina, substância que estimula a produção de melanina, pigmento presente no organismo que dá cor à pele.

Cor express

Quem não gosta de chegar à praia com aquele tom branco-escritório pode passar um autobronzeador três dias antes de viajar. Espalhe o produto sempre no mesmo sentido e use luvas para não manchar mãos e unhas.

Sinal vermelho

Alguns tratamentos de pele, como mesoterapia e peeling, devem ser suspensos pelo menos 15 dias antes de você ir à praia ou à piscina, pois há o risco de aparecerem manchas. Interrompa também o uso de cremes com ácido retinoico ou glicólico. Esses produtos irritam a pele, o que pode se agravar com o sol.

Com o pé na areia

Escolha um filtro solar que tenha proteção contra UVA e UVB e FPS adequado ao seu tom de pele. Confira quando aplicá-lo.

• De 15 a 30 minutos antes da exposição - em casa, sem biquíni, espalhe no corpo todo.

• A cada 60 ou 90 minutos - suor, vento, areia e atrito pelo movimento roubam a eficiência do filtro.

• Depois da atividade física ou natação - suor e água comprometem a permanência do filtro na pele. Molhe-se com água doce, seque bem a pele e reaplique o produto.    

Siga-nos

Mais do Guiame