O inverno e a tendência de engordar

As delícias gastronômicas do inverno e a preguiça para exercícios físicos colaboram para o ganho de peso

fonte: www.minhavida.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 28 Julho de 2014 as 3:01

fondueCom o inverno batendo na porta dá aquela vontade de ficar debaixo das cobertas, comer e dormir. Até parece que hibernamos. Além de sentir mais fome nesta época do ano, nosso organismo fica mais preguiçoso para conseguir estocar energia e manter o corpo aquecido.

Como se não bastasse tudo isso, ainda tem as tentações típicas da estação: fondue, vinho quente, bolo de fubá, maçã do amor e arroz doce que são um atentado a sua dieta. Mas porque será que é tão difícil manter a forma no inverno?

"Engordamos mais no inverno por dois motivos: por que sentimos mais fome, já que nosso corpo precisa de mais calor para manter sua temperatura natural, 36º C, e por que substituimos os alimentos frios - consumidos em maior quantidade nos dias quentes, como saladas e sucos - por alimentos quentes mais calóricos, como massas e chocolate quente", explica a nutricionista da Unifesp Daniela Resende.

"Para manter o peso em dia no inverno, a dica é manter a rotina de treinos e atividades diárias respeitando as necessidades de nutrientes e vitaminas que seu corpo pede nesta estação sem preguiça e exageros", diz a especialista.

 

veja também