Saiba como evitar os piores deslizes ao fazer as unhas

Deixar de lixar as unhas, não levar à manicure, tirar a cutícula... Esses e outros deslizes podem ser evitados. Confira as dicas para unhas lindas por mais tempo

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 4 Abril de 2014 as 1:24

Unhas quebradiças, fracas e com manchas, faz parte da reclamação de muitas mulheres. Isso ocorre devido a maneira incorreta de fazer as unhas, seja em casa ou no salão.

Existem algumas dicas para ter unhas saudáveis e impecáveis. Confira:

Evite esque o alicate
Previna-se contra doenças como aids e hepatite B e C, e leve sempre o alicate quando for à manicure. E não se esqueça de esterelizar o acessório. É necessário descartar a lixa e palito, evitando assim o acúmulo de bactérias.

Em movimentos de vaivém
Ao fazer movimentos de vaivém, a unha acaba levantando e lesionando as escamas das unhas. O que acaba acontecendo, é que elas ficam mais finas, enfraquecidas e quebrando com facilidade. O jeito correto é com a superfície suave, lixe somente em um sentido para manter a lâmina firme, forte e bem definida.

fazendo as unhasCamada superficial
As unhas possuem uma camada protetora, que não permite a instalação de fungos e a entrada de bactérias. Quando você passa a lixa na superfície, acaba retirando essa proteção, que deixa as unhas mais suscetíveis às doenças, como micoses, e à quebra. Prefira usar esfoliantes específicos para a região ou apenas as lixas de polimento, que são mais suaves.

Tirar cutícula em excesso, não pode
Remover toda essa pele abre as portas para fungos e bactérias, que podem causar infecções e, consequentemente, enfraquecer as unhas. Se a aparência das cutículas incomodar, a solução é empurrar suavemente com uma espátula e retirar só o excesso, sem cavucar muito. Dica: hidratar as cutículas todos os dias, faz com que a pele não levante, ou seja, você mal repara que a cutícula está lá. Ingredientes como óleo de cravo e queratina possuem ação anti-inflamatória e antisséptica e ajudam na revitalização do tecido.

Puxando com os dentes
Evite puxar a pele levantada com os dentes. Isso abre chance para entrada de sujeira e causar inflamações. O alicate é a melhor opção.

Base é essencial!
Evite que suas unhas fiquem manchadas ao passar esmalte colorido. os pigmentos dos esmaltes coloridos penetram na unha, que é porosa. A solução é passar uma base por baixo, se tiver dupla função, como as fortalecedoras, melhor ainda.


Com informações de: M de Mulher

 

veja também