Saiba quando e como identificar maquiagem vencida

9 sinais de que a maquiagem está vencida.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 12 Novembro de 2014 as 12:30

Muito já se falou que maquiagem vencida prejudica a pele. Por mais que elas tenham data de validade na embalagem, 

a verdade é que, na maioria das vezes, não nos atentamos a ela, e sim ao aspecto do produto – isso sem contar as vezes em que a informação é apagada devido ao manuseio constante.

Vale ficar atento ao tempo de duração de cada item, especialmente os líquidos e pastosos, já que, depois de vencidos, eles oferecem um grande risco de infecção à pele.

Depois de abertos, os produtos têm um prazo relativamente curto para serem usados, que varia de seis meses a um ano, geralmente. Para ter uma ideia melhor de quando é hora de jogar fora suas makes, mesmo não conseguindo ler a data de validade impressa na embalagem, você pode ficar de olho na textura e odor do produto.

A maquiadora Clarissa Luna informa nove dicas para descobrir quando a maquiagem venceu.

Máscara de cílios - Depois de aberta, ela dura de dois a três meses. Quando ela começa a engrossar ou craquelar, significa que já entrou muito em contato com o ar e pode haver bactérias escondidas dentro do pote. Para evitar que isso aconteça, toda vez que for abrir o rímel, dê uma mexida no produto com o aplicador.

Delineador - Similar ao rímel, é melhor jogar o produto fora após três meses de uso para evitar uma possível infecção no olho. Além disso, nunca compartilhe esse tipo de produto. O delineador em lápis tem uma durabilidade maior, mas é preciso apontá-lo com frequência, pois os germes também se acumulam na ponta. Antes de apontar, borrife um pouquinho de álcool no lápis.

Base - Após aberta, a base dura de seis a doze meses. Procure observar se há mudança na consistência e sempre aplique o produto com uma esponja ou pincel. Se não for aberto, o produto pode durar por cerca de dois anos, então não tenha medo de estocar.

Batom - Ele dura por dois anos. Se o mantiver em um local escuro e fresco, até mais do que isso. Se observar cheiro de bolor ou aparência felpuda, é hora de jogar fora.


Blush e sombra - Se forem em pó, têm mais durabilidade do que qualquer outra maquiagem. Porém, se forem umedecidos, a história muda. Isso cria um ambiente favorável às bactérias, que pode levar a infecções sérias no olho. Neste caso, é preciso jogar o produto fora após seis meses.

maquiagem vencida
Protetor solar - É muito importante respeitar o período de validade deste tipo de produto, já que ele perde o fator de proteção contra raios UV.


Hidratante e sérum - Geralmente, duram de um a dois anos. Se você usa os dedos para aplicá-los, existe um risco maior de contaminação. Procure sempre higienizar bem as mãos antes de manipular seus cosméticos. Melhor ainda: use uma espátula.

Esmaltes - Eles duram bem até dois anos. Depois disso, secam. Você consegue prolongar o frescor do produto mantendo-o na geladeira ou outro lugar frio e escuro, para manter a consistência.


Pincéis - Se são de boa qualidade e você toma os cuidados de higiene necessários, os pincéis duram a vida toda. Lave-os após cada uso com uma solução de limpeza própria ou shampoo de bebê e deixe-os secar sobre um lenço seco.

 

 

 

com informações de: Bolsa de Mulher

 

 

 

veja também