Serviços especializados em beleza oferecem tratamentos para crianças

Especialistas recomendam cautela quanto ao uso de maquiagens por crianças

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 13 Outubro de 2014 as 9:21

Muitas meninas atualmente encontram fácil acesso à maquiagens e muitas vezes se inspiram nas mães para se produzirem. Por conta da rotina de beleza delas, acabam participando. As meninas podem aprender a cuidar da beleza apesar de ser cedo, mas é recomendável passar batom com pouca frequência.

crianças,beleza,vaidade infantil

Produtos que os adultos usam diariamente, como base, blush, batom e esmalte não são indicados para crianças. “Cosméticos têm muita química e a pele da criança absorve todos esses compostos. Eles podem causar vermelhidão, coceira e manchas” afirma Alessandra Cavalcante, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP). Por conta da pele da criança ser mais sensível que a do adulto, seu sistema imunológico não está maduro o suficiente para lidar com algumas substâncias.

Assim como produtos para cabelo, como tintura e os usados em escovas progressivas, também devem ficar longe dos menores. Eles são absorvidos pelo couro cabeludo e podem danificar os fios, que são mais finos e frágeis. Fazer escova e chapinha, mesmo que o processo não envolva química, também só de vez em quando. Além de ressecar, eles podem causar queda de cabelo. “Quando tem um casamento, uma festinha, tudo bem pintar a unha sem tirar as cutículas, passar um brilho na boca e escovar o cabelo. Isso só não pode ser uma rotina da criança”, defende Alessandra. Mas lembre-se: só após os 4 anos e com produtos específicos para a criança, com registro no Ministério da Saúde.

 


com informações de: Crescer

veja também