Tomou muito sol? Saiba como amenizar as dores causadas na pele

Confira seis dicas para recuperar a pele após muito banhos de sol.

fonte: Guiame,com informações de: Marie Claire

Atualizado: Segunda-feira, 5 Janeiro de 2015 as 1:29

queimaduras de sol
queimaduras de sol

A temporada de calor nos permite aproveitar mais o sol, pegar um bronze, aproveitar uma piscina e com isso, os excessos podem ocorrer. Dependendo do tempo em que você fica ao sol, a queimadura pode ser ainda maior e causar problemas como bolhas, ardência e até mesmo descamação.

A dermatologista Karla Assed, que cuida de algumas famosas, esclare as formas corretas de proteger a pele queimada.

Use protetor solar
A proteção solar é essencial para todos os tipos de pele: branca, morena e negra. Então, quando for se expor ao sol novamente, passe protetor no rosto e no corpo (com reaplicação durante o dia)."O bronzeado é uma resposta do corpo à exposição solar, e quando ele acontece aos poucos e com o uso de proteção, não há problema. Mas quando a pele fica vermelha é sinal de agressão”, diz Karla. E não se esqueça de usar acessórios como chapéu, viseira e guarda-sol. Além de evitar queimaduras, eles deixam o look de praia ainda mais bonito!

Fator solar de acordo com sua cor
A queimadura pode ocorrer quando você usa um protetor solar com fator de proteção menor do que sua pele precisa. Segundo a dermatologista, mulheres de peles claras que não costumam bronzear e tendem a ficar vermelha devem usar protetor com FPS 30 a 50. As morenas devem usar o mesmo fator solar. Já as negras não têm risco de queimadura, mas devem se proteger contra o câncer de pele, então, o FPS 30 é o mais indicado.

Opte por um banho gelado
Em caso de queimaduras, o banho gelado é um cuidado essencial. “A água fria alivia a dor e evita que a pele resseque ainda mais”, explica.

Mais hidratação!
Grande aliado da pele no ano todo, o hidratante é ainda mais importante em casa de queimaduras. “O melhor amigo dos cuidados pós-sol ainda é a hidratação. Por isso, opte por hidratar a pele sempre depois do banho frio, pois quando úmida, ela absorve melhor os princípios ativos dos cremes.” A dermatologista sugere hidratantes que contêm uréia, semente de uva e lactato de amônio em sua composição. Você também pode usar loções rastauradoras que são indicadas para assadura de bebê, pois elas são altamente hidratantes.

Estourar as bolhas e puxar a pele: Jamais!
Quando a você se queima, podem aparecer bolhas na pele e ocorrer descamação. “Nunca fure as bolhas e quando elas estourarem sozinhas, jamais puxe a pele, pois você pode feri-la. As bolhas protegem a pele nova e sensível que ainda vai amadurecer”, explica. "Quando a pele descamar, evite banhos quentes, de longa duração e tome apenas um ao dia." Se você estiver com muita dor, procure um médio e peça para ele indicar um analgésico, anti-inflamatório ou uma pomada com corticoide. Em casacos de queimaduras mais graves, é bom visitar um consultório porque além de machucar a pele, você pode ter insolação.

Paciência
As queimaduras não vão melhorar de um dia para o outro, por isso, é preciso ser paciente neste momento. "Tudo vai depender do tipo de queimadura, podendo levar de 3 a 4 dias ou até 2 semanas", explica a dermatologista. Enquanto isso, a regra é esperar que a pele se recupere da vermelhidão para se expor no sol de novo - e dessa vez sem esquecer o protetor!


com informações de: Marie Claire

 

 

veja também