Unhas quebradiças: Conheça 4 dicas simples para que elas cresçam saudáveis

Unhas quebradiças: Conheça 4 dicas simples para que elas cresçam saudáveis

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Terça-feira, 29 Abril de 2014 as 1:48

Muitas mulheres sofrem com unhas quebradiças. A alimentação possui grande influência quanto o estado das unhas. Para quem costuma cuidar para evitar a quebra e o desgaste, depois de certo comprimento, elas começam a descamar, se desfazendo nos cantinhos, enfraquecendo toda a unha e causando a quebra.

Segundo a dermatologista Eliane Bussoloti, parceira da marca Risqué, as unhas têm uma formação muito pobre em nutrientes, e, por isso, é necessário hidratá-las constantemente.

Conheça a lista de quatro passos simples e essenciais para garantir que a unha se fortaleça e cresça saudável.

Pausa de 24 horas

Quando ouvimos isso, pensamos que é besteira, mas a Dra. Eliane garante que não. ‘Retirar o esmalte um dia antes de ir à manicure permite que as unhas respirem e recuperem a hidratação’, diz. ‘O esmalte impermeabiliza e bloqueia a absorção de qualquer substância, o que pode tornar as unhas quebradiças e ressacadas’, explica. ‘Deixe as unhas 24 horas sem esmalte e aplique qualquer produto que ofereça hidratação, como cremes ou óleo de amêndoas’, indica.

unhas quebradiçasUnhas precisam de hidratação
Muita gente não sabe, mas, além de higienizar as unhas, é necessário também hidratá-las. ‘Como a formação das unhas é extremamente pobre em nutrientes, é preciso aplicar cremes ou óleos com muita frequência’, ensina a dermatologista, salientando que a absorção só ocorre quando a unha está sem esmalte. ‘Quando as pacientes vêm ao consultório, recomendo algumas fórmulas manipuladas e também indico que passem óleo corporal sobre as unhas todas as noites. É uma solução prática, e você nem gasta muito’, indica.

Não tire a cutícula
‘Retirar as cutículas é como cortar um pedaço dos dedos. Só aqui no Brasil existe isso’, critica a especialista. ‘Ao invés de cortá-las com um alicate, apenas empurre-as com a espátula e aplique um creme hidratante específico para essa região’, recomenda.

Muita atenção com produtos de limpeza
Dra. Eliane afirma que o contato direto com produtos de limpeza enfraquece as unhas e causa a descamação. Para evitar que isso ocorra, ela sugere uma solução muito simples: ‘Use luvas de borracha. Se mesmo assim o problema persistir, é importante consultar um dermatologista’, alerta


Com informações de: Bolsa de Mulher

veja também