1° de outubro - Dia Nacional do Idoso

Dicas para viver mais saudável.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 1 Outubro de 2014 as 3

O 1° de outubro, institulado desde de 1981 pela ONU (Organização das Nações Unidas), tem como objeivo celebrar a data visando sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. Atualmente, o idoso tem um papel importante em todas as sociedades. No lado saúde, os hábitos vem mudando na terceira idade. Hoje é possível observar uma parte da população idoso na prática de atividades físicas. O que antes atrás era visto como uma obrigação médica, hoje a situação é outra. Eles estão mais ativos e desejam viver mais em plena saúde.

Embora a rotina física esteja presente, a preguiça pode atingir homens e mulheres a partir dos 65 anos. Para que os idosos não percam o ritmo, o profissional da academia Bodytech, Bruno Martins, dá algumas dicas essenciais.

Dia nacional dos idosos

E são elas: alongar o corpo ao acordar, dar uma espreguiçada longa, não levantar rapidamente, caminhar e estar sempre em movimento. Beber algo quente também ajuda a aquecer o corpo.

Mas, se mesmo assim a preguiça não for vencida, o idoso, antes de ir para a malhação deve, além de seguir as recomendações citadas anteriormente, usar as escadas no lugar do elevador e ir caminhando até a academia.

Segundo o profissional, os alunos da terceira idade podem fazer todos os exercícios que desejarem, mas, claro, com acompanhamento profissional. "Dou aula há dez anos e o perfil desse público mudou muito. Hoje, eles procuram estar mais perto dos jovens e fazer novas amizades, além de se manterem em forma", diz Bruno, que afirma, ainda, que o número de idosos procurando academias cresce anos após ano.

 

com informações de: MSN

veja também