10 alimentos mais eficazes contra o câncer

Framboesa, chá verde, mirtilo... Confira a lista completa de alimentos contra o câncer.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 10 Novembro de 2014 as 3:40

Para se prevenir contra a doença de maior índice de mortalidade no mundo, o câncer, é preciso conhecer os alimentos indicados para prevenção. Não é considerada uma fatalidade, logo que seguindo uma alimentação adequada e praticando exercícios físicos, os especialistas afirmam que cada um pode reduzir suas chances de contrair esta doença.

Confira a lista dos 10 alimentos que são eficazes contra a doença.


Framboesa
Apesar de serem pequenas fontes de vitaminas, as framboesas contém numerosos polifenóis de efeitos anticancerígenos. Entre estes últimos, o ácido elágico é o mais provável para impedir o desenvolvimento de um tumor. Então as framboesas são saboreadas cruas ou as comemos com um iogurte natural.

Chá verde
Estes últimos anos de pesquisas demonstraram as virtudes do chá verde na prevenção do câncer, e em particular para aqueles do estômago, vesícula, seio e próstata. E preciso dizer que os taninos presentes no chá verde acalmam o estômago e tem um efeito bacteriano muito forte.

Cúrcuma
Pouco conhecido, a cúrcuma é um antioxidante e antiinflamatório natural muito potente. E, notadamente, a cúrcumina contida neste pó que possui propriedades anticancerígenas. Entretanto, sua absorção pelo organismo é muito difícil, é portanto recomendado comer meia colher por dia com azeite.

Mirtilos
Há muito tempo as virtudes medicinais dos mirtilos são conhecidas. E preciso dizer que estas frutinhas são antiinflamatórios potentes e elas permitem igualmente reforçar o sistema imonológico. Podem ser comidas ao natural ou em geleias, bolos etc, mas sugerimos que você experimente este pavê de batata doce e mirtilo.

Chocolate
O chocolate amargo é um ótimo antioxidante pela grande quantidade de polifenóis que contem. Escolha sempre um chocolate contendo pelo menos 70% de cacau, a fim de que ele tenha efeitos benéficos notáveis, pois quanto maior o teor de cacau maior o teor de polifenóis. Atenção, não comer mais que dois quadradinhos, pois mais que isto seria pura gulodice...

Alho e a cebola
Por sua riqueza em compostos sulfatados, os legumes da família dos "aliums" ( alho, cebola, cebolinha, alho poró ) são muito eficazes na prevenção de certos cânceres. E preciso dizer que estas plantas permitem eliminar a quantidade de açúcar no sangue, o que reduz o crescimento das células cancerosas.

Peixe
De acordo com muitas pesquisas, os ácidos graxos ômega 3 contido nos peixes facilitam a destruição das células cancerosas. E notadamente o caso dos peixes mais gordurorsos como o atum, o salmão, a cavalinha ou sardinha. Então não hesite a comer de 2 a 3 vezes por semana este precioso alimento para a saúde.

Azeite
O azeite é rico em antioxidantes e em ácidos graxos monosaturados, dois compostos que tem por efeito limitar o desenvolvimento inicial do câncer e estabilizar a membrana celular. Uma colher de sopa de azeite por dia é suficiente, consumir num vinagrete por exemplo.

Couve e similares
Muitos estudos comprovaram que o consumo regular de couve e crucíferas em geral permitem limitar de maneira notável os riscos de câncer no seio, próstata e do sistema gastrointestinal. Não importa a maneira de cozinhar, o essencial é de mastigar bem a couve para que as suas substâncias benéficas se espalhem melhor no organismo. Um suco de couve com agrião é tudo de bom!

Vinho tinto
Por sua riqueza em polifenóis, o vinho é um verdadeiro aliado contra o câncer. Esta substância deve sua presença à longa fermentação do vinho tinto, de fato os vinhos branco e rosé, onde a fermentação é menos longa, são menos interessantes. Então beba um copo de vinho tinto diariamente, mas não mais !

alimentos,prevenção,câncer
com informações de:MSN

 

veja também