10 carboidratos que não podem faltar na dieta dos esportistas

A health coach Rocio Rio de la Loza indica as dez fontes de carboidrato mais importantes para os esportistas.

fonte: Guiame

Atualizado: Terça-feira, 28 Junho de 2016 as 10:16

O organismo precisa de uma quantidade de energia suficiente para manter o ritmo dos exercícios e conservar os músculos em boas condições. (Foto: Reprodução)
O organismo precisa de uma quantidade de energia suficiente para manter o ritmo dos exercícios e conservar os músculos em boas condições. (Foto: Reprodução)

Fundamentais na dieta diária, os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. O que muitos não sabem é que esse nutriente pode ajudar a garantir um bom desempenho nas atividades físicas.

O organismo precisa de uma quantidade de energia suficiente para manter o ritmo dos exercícios e conservar os músculos em boas condições e este combustível provém dos carboidratos.

No entanto, é preciso controlar o consumo dos carboidratos para evitar seus efeitos negativos. Os especialistas recomendam que a dieta seja composta por 55-60% de carboidratos, 12-15% de proteínas e 25% de gordura. Vale lembrar que esta porcentagem depende especificamente de cada organismo e das atividades físicas praticadas.

Confira as dez fontes de carboidrato mais importantes para os esportistas, de acordo com a health coach Rocio Rio de la Loza:

1. Frutas

As frutas aportam carboidratos, vitaminas, minerais e fibras. Antes de treinar, a melhor opção é consumir uma pera, maça, frutas vermelhas ou uvas. Para o pós-treino, opte por uma banana, melancia, melão doce ou laranja.

2. Barras energéticas

Elas podem ser consumidas antes, durante ou depois das atividades físicas para abastecer ou reabastecer rapidamente o corpo de energia. As barras energéticas devem trazer em sua composição uma alta quantidade de carboidratos, moderada em proteínas e com baixa quantidade de gorduras e fibras.

3. Bebidas esportivas

Além de hidratar, dão energia graças à alta quantidade de carboidratos (açúcar). Seu uso está unicamente recomendado quando associado à prática de exercício.

4. Arroz integral

O arroz é um cereal rico em carboidratos. Ao ser integral, aporta também fibra, vitaminas e minerais. Diferente de outros hidratos de carbono, o arroz não fornece energia de forma imediata, mas se mantém constante ao longo do dia.

5. Legumes

Proporcionam energia, assim como fibras, vitaminas e minerais. Não se recomenda consumir antes de praticar exercícios porque provocam gases intestinais.

6. Iogurte

Consumir antes ou depois do treino pela rapidez com que proporciona energia. Dê preferência aos iogurtes naturais.

7. Aveia

A aveia é um cereal bem versátil, pode ser mesclada em vitaminas ou na massa de bolos e biscoitos. Proporciona energia, fibra, proteínas, gordura, vitaminas e minerais.

8. Pão e massa integral

Para quem busca conseguir energia constantemente e mantê-la ao longo do dia, os produtos integrais são a opção número um, já que fornecem ao organismo fibra, vitaminas e minerais.

9. Quinoa

Pode combinar com vitaminas ou iogurte, é uma boa fonte de carboidratos, proteínas e fibra.

10. Batatas

São fáceis de combinar com os alimentos e seu sabor é bastante agradável. São extraordinárias fontes de energia, vitaminas e minerais.

veja também