14 alimentos que ajudam a reduzir o colesterol

Saiba quais os alimentos saudáveis para incluir em sua dieta diária e prevenir-se contra a doença.

fonte: Guiame, com informações de MSN

Atualizado: Quarta-feira, 25 Fevereiro de 2015 as 4:40

alimentos para controlar colesterol
alimentos para controlar colesterol

O causador de doenças cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), o colesterol deve ser controlado seguindo uma alimentação saudavel e rigorosa.Pessoas que sofrem da doença, sabe que praticar exercícios fisicos regularmente e seguir uma alimentação regrada de boas vitaminas, pode ajudar a regular o colesterol.

Por mais que essa seja a indicação, poucos conseguem seguir as recomendações. Para saber como controlar, confira a lista de 14 alisentos essenciais para controlar o quadro.

Salmão

O ácido graxo ômega 3, encontrado no salmão e no atum, é essencial ao bom funcionamento do coração e do sistema circulatório. A substância não só reduz os níveis de colesterol e triglicérides, como também tem ação anti-inflamatória, reduz a pressão arterial e evita o entupimento das veias.

Frutas vermelhas

Por serem ricas em substâncias antioxidantes, que inibem a oxidação do LDL, as frutas vermelhas ajudam no controle do colesterol.

Alho

Além de ter ação antioxidante, que ajuda no combate de doenças cardiovasculares e melhoram o sistema imunológico, o alho tem um composto ativo chamado alicina que ajuda na redução do mau colesterol no corpo.

Soja

A soja ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e fortalece o organismo de infecções.

Chia e linhaça 

Além de apresentarem boas quantidades de ômega 3, a chia e a linhaça auxiliam na redução da absorção de colesterol pelo intestino.

ÓLEOS VEGETAIS
Por ter grandes quantidades de fitoesterois em sua composição, o óleo extraído de vegetais, como o de canola, girassol e milho, é um aliado no combate ao colesterol alto.

LARANJA

Os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na fruta, limitam a absorção do colesterol no intestino diminuindo assim os níveis de LDL.

AVEIA

Assim como os grãos integrais, a aveia possui grande quantidade de fibras solúveis, que atuam na diminuição da absorção de gordura pelo intestino.

ALCACHOFRA

Por suas fibras serem resistentes à ação de enzimas, a alcachofra ajuda na diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos e redução d risco de obesidade e diabetes.

CHOCOLATE AMARGO

Se consumido com moderação, cerca de 30g, o chocolate amargo pode ajudar no combate ao colesterol alto. Além de saboroso, o chocolate amargo é rico em flavonoides, substância essa que diminui o LDL.

NOZES E CASTANHAS

Se consumidas com moderação, as oleaginosas, que são ricas em gordura poli-insaturada, combatem os efeitos nocivos da gordura.

MAÇÃ

Por ter uma boa quantidade de flavonoides e fibras solúveis, a maçã reduz o índice de colesterol no sangue.

GRÃOS INTEGRAIS

Os alimentos integrais, como trigo e arroz, são ricos em fibras solúveis, que ajudam na redução do colesterol. Além disso, eles ainda ajudam no bom funcionamento do intestino e no emagrecimento (aumentam o efeito de saciedade).

VINHO
Assim como muitos alimentos dessa lista, o vinho tinto também é rico em flavanoides, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-coagulante plaquetária.

 

 

 

veja também